Cenário fantástico, o Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca localizada no centro histó¬rico do Rio de Janeiro, que irá completar 188 anos em 2025. O Real Gabinete foi fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portu-gueses que desejavam man¬ter um espaço para a leitu¬ra e a cultura em sua nova pátria.
Os fundadores do Real Gabinete Português de Lei¬tura eram, em sua maioria, comerciantes portugueses que se estabeleceram no Brasil no século 19. Eles es¬tavam preocupados com a falta de acesso à literatura em língua portuguesa na
Memórias do Centro
cidade do Rio naquela épo¬ca e decidiram fundar uma biblioteca para comparti¬lhar a paixão pela leitura e por sua cultura com outras pessoas.
Inicialmente, o Real Ga-binete Português de Leitu¬ra era uma pequena biblio¬teca, que abrigava apenas algumas centenas de livros. Ao longo dos anos, no en¬tanto, o espaço cresceu em tamanho e importância, e hoje é considerado uma das maiores e mais importantes bibliotecas de língua portu¬guesa do mundo.
O edifício que abriga o Real Gabinete foi construí¬do em estilo neomanuelino, que é um estilo arquitetônico inspirado nas construções do reinado de Dom Manuel I em Portugal. A construção iniciou em 1880 e levou dez anos para ser concluída.
A biblioteca possui um acervo de mais de 350 mil obras, incluindo livros, revistas, jornais e manuscritos, muitos dos quais são raros e valiosos. Entre os destaques do acervo estão a primeira edição de "Os Lusíadas", de Luís de Camões, e uma coleção de obras raras dos séculos 15 e 16. O edifício em si também é uma atração turística popular, graças à sua arquitetura impressionante e rica história.
|