A orientação para a realização de atividade física durante a gestação é estimulada e indicada desde a década de 1990. Porém, somente em 2002 essa prática foi reconhecida como segura e indicada para todas gestantes saudáveis, e confirmadas pela sociedade brasileira de medicina do esporte. Por-tanto, por ser um consenso relativamente novo, muitas pessoas ainda desconhecem seus benefícios.
A gravidez é um período favorável para a intervenção dos profissionais da saúde, porque as mulheres estão muito próximas, realizando consultas frequentes, mais atentas às mudanças do seu corpo além de estarem fa-zendo exames de rotina e recebendo uma série de orientações. Os exercícios físicos reduzem o risco de complicações obstétricas, geram maior controle do ganho de peso da mãe e atuam positi-vamente no estado psicológico, diminuindo a incidência de depressão e estresse, além do lado social que é su-per importante.
As atividades físicas mais recomendadas são as praticadas na água, como hidro-ginástica e natação, uma vez que evitam as forças gravitacionais, diminuindo a sobre-carga muscular em regiões que já estão sendo hiper-solicitadas, como ocorre na lombar, por exemplo. Uma boa alternativa para prevenir a perda do tônus muscular e melhorar a flexibilidade são os exercícios posturais como ioga, Pilates e RPG
Vale lembrar também que, uma vez autorizada pelo obstetra, a prática de exercí-cios traz benefícios que não se limitam ao físico. Quando a mulher se exercita, o corpo libera uma série de hormô-nios que provocam bem-es-tar, as chamadas endorfinas. Elas melhoram o humor, reduzem o estresse, e isso se estende também ao bebê, uma vez que cai na corren-te sanguínea da mãe, por meio da placenta chegará até ele. Além disso, a mulher que pratica atividades físi-cas tem mais confiança no próprio corpo, mais contro-le e é mais autoconsciente. E isso faz toda diferença na hora do parto, porque a dei-xa muito mais segura e feliz com seu corpo!
*Ana Paula Simões é Professora Instrutora e Mes-tre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia.
|