CADA ANO MAIS NO FOCO DAS CÂMERAS, A CIDADE MARAVILHOSA CONTABILIZOU QUASE OITO MIL DIÁRIAS EM 2023, CONTRA 7,4 MIL DA CAPITAL FRANCESA
Luz, câmera, RIO!!! A cidade do Rio de Janeiro ultrapassou Paris em número de dias de filmagem em suas ruas em 2023, registrando 7.885 diárias no ano, contra 7,4 mil da capital francesa. Aponta a Rio Film Commission, departamento da Rio-Filme - órgão da Secretaria Municipal de Cultura - que atende às produções que filmam no município. A cada dia, pelo menos 21 sets de filmagem estavam trabalhando nas ruas, praias, parques e praças da cidade. Em Los Angeles, a maior "fábrica" de fazer filmes do mundo, foram 24.873 diárias. Maior cidade da América Latina, São Paulo registrou 4.895 diárias. À frente do Rio também está Madrid, com 11.133 diárias no ano passado. No entanto, o Rio supera a capital espanhol em número de obras seriadas registradas em suas locações.
O Rio de Janeiro está de volta ao Festival de Cannes, com um estande da Secretaria Municipal de Cultura em busca de internacionalizar ainda mais a cidade na área criativa e seu posicionamento como a capital brasileira do cinema e set de filmagem. A Rio Film Commission, departamento da RioFilme -órgão da Secretaria Municipal de Cultura - quer atrair ainda mais filmagens internacionais para o município.
Ano passado, a campanha deu certo. Foram 7.885 diárias de filmagens ao longo de 2023, o Rio ultrapassou ainda a Cidade do México, que registrou 7.876 diárias, e Lisboa, com 1.309 diárias. Já entre as cidades brasileiras mais filmadas, o Rio superou consideravelmente São Paulo, segunda colocada da lista, com 4.895 diárias de gravação.
O cash rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio de Janeiro), lançado pela RioFilme em 2022, foi essencial para atrair produções internacionais e de outros estados do Brasil para filmarem no Rio. Por meio dele, as produções intermediadas por uma produtora carioca, conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.
A ideia é dobrar a aposta e ampliar essa quantia em 2025, quando os olhos do mundo estarão focados na cidade, eleita Capital Mundial do Livro pela Unesco.
As ruas, praias, praças e parques do Rio ganharam as telas do mundo em superproduções como: Godzilla e Kong: O Novo Império e Rob Peace, além de realities e séries internacionais, como a mexicana: Yo Soy Glória Trevi, da Televisa. O blockbuster da franquia Godzilla e Kong filmou por 35 sets espalhados pela cidade, durante seis dias. Os bairros escolhidos pela produção foram Centro (15 diárias), Santa Teresa (12), Leme (4) e Copacabana (4).
Em 2023, a Rio Film
Commission atendeu 26 produções internacionais, que solicitaram autorização para 258 diárias de filmagem na cidade. Os países que mais filmaram no município são por ordem: Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália. Os endereços mais queridos pelas produções internacionais ficam todos na orla carioca, são eles: Avenida Atlântica, com sete produções, Avenida Francisco Bhering (Ipanema), com quatro produções e Praia do Flamengo, com três produções internacionais.
Em relação a produções de outros estados brasileiros, São Paulo foi o que mais gravou no Rio em 2023, com 88 produções realizadas em locações cariocas, divididas entre séries (17), longas-metragens (9), novelas (3), publicidades (53) e realities (3).
Prefeitura do Rio investe até 35% do orçamento gasto na cidade por produções estrangeiras e de outros estados que escolherem o Rio de Janeiro como locação
O mecanismo de cash rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio de Janeiro), lançado pela RioFilme desde 2022, foi fundamental para atrair produções internacionais e de outros estados do Brasil para filmarem no Rio. Por meio dele, as produções intermediadas por uma produtora carioca, conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.
Foi para ter acesso ao cash rebate o maior sucesso de bilheteria do cinema brasileiro pós-pandemia: Minha irmã e Eu, de Susana Garcia, produção da paulistana Paris, resolveu transformar a história e adaptar o roteiro ao cenário do Rio.
O cash rebate da Prefeitura do Rio foi também um atrativo importante para que O Auto da Compadecida 2, de Guel Arraes e Flavia Lacerda, aguardada comédia da Conspiração, tivesse o Rio como cenário da continuação de uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro.
Além de longas metragens, o cash rebate também mira no streaming para atrair produções estrangeiras e de outros estados que queiram filmar no Rio. A terceira temporada da série Dom e a primeira da série Toda Família Tem, ambas da Amazon Prime, também contaram com o mecanismo da Prefeitura do Rio para a sua viabilização.
As plataformas de streaming têm sido assíduas nas solicitações de autorização junto à Rio Film Commission, para filmar na cidade. Em relação ao número de projetos de obras seriadas, em 2023, a Globoplay foi a plataforma que mais produziu obras na cidade, foram 23 projetos (Os Outros 2a temporada, Arcanjo Renegado, Betinho no fio da Navalha, Cidade de Deus, Dias Perfeitos e Justiça 2a temporada, entre outros) atendidos pela RFC. Na sequência ficou Star+ com sete produções atendidas, Netflix com quatro e Univervideo, serviço de streaming da IURD, com três.
Em relação ao número de diárias, a Globoplay também ficou na frente, ela requisitou autorização para 1.261 diárias de filmagem, a Star+ 525 diá¬rias, Netflix 286, Max 272 e em quinto lugar ficou a Amazon, que solicitou autorização para 161 dias de filmagem no Rio.
Em um raios-X do mercado de produtoras cariocas que mais filmam na cidade, os dados da Rio Film Commission mostram que a Globo é responsável por 8,3% das solicitações de autorização de filmagem que são atendidas pela Rio Film Commission, em seguida vem Porta dos Fundos e Conspiração, com 1,8%, e na sequência, TV Zero, com 1,2%.
Além da sequência de O Auto da Compadecida 2, outras produções brasileiras aguardadas se preparam para chegar às telas tendo o Rio como cenário, entre elas estão o novo filme de Walter Salles, e o primeiro depois de longa temporada do diretor fora do Brasil. "Ainda Estou Aqui", a cinebiografia de Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva, morto pela ditadura, escolheu a Urca como locação principal da história. A casa dos Paiva, que na história original ficava no Leblon, foi reproduzida nas ruas bucólicas do bairro carioca, que preserva a atmosfera do Rio na metade do século XX.
Entre as produções de destaque atendidas no ano passado pela Rio Film Commission estão também o longa-metragem Overman, de Thomas Portella, baseado nos quadrinhos da Laerte, a novela da Max, Dona Beja, que usou os estúdios do Polo Cine Vídeo (Parceria Público Privada entre a Prefeitura do Rio e a Quanta) como locação para contar a história da famosa personagem de Araxá, Minas Gerais.
Um mapa da cidade como cenário cinematográfico
Os registros da Rio Film Commission também revelam curiosidades sobre os bairros e as ruas mais cinematográficas do Rio, criando um mapa às vezes surpreendente da cidade como destino cinematográfico.
As ruas preferidas das obras seriadas, que abrangem novelas, séries e minisséries, estão todas localizadas na orla: em primeiro está a Avenida Atlântica, com 15 obras seriadas, em seguida vem a Avenida Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), com dez projetos e em terceiro Grumari, também com dez projetos, mas com um número de diárias menor que o Flamengo.
Quem pensa que o Leblon é o bairro das novelas, se engana, entre as novelas, as ruas preferidas das produções em 2023 ficaram nos bairros de Copacabana, com cinco novelas, Barra da Tijuca, com quatro e Jacarepaguá, com três novelas sendo gravadas no ano passado.
Entre as séries, Copa também desponta na frente com nove projetos sendo gravados na Av. Atlântica, em segundo está o Flamengo e em terceiro, um bairro da Zona Norte: a Rua da Cevada, na Penha Circular, recebeu a gravação de cinco séries.
Entre os bairros mais filmados, uma curiosidade: Marechal Hermes ficou em terceiro lugar geral do ranking, com 12 produções sendo gravadas em suas ruas, entre longas-metragens, novelas, séries, publicidades e videoclipes. O bairro recebeu as gravações da novela Terra e Paixão, da minissérie Encantados, da Globo, e de séries como Histórias Impossíveis (Globoplay) e Um dia Qualquer (Max), Na classificação geral por números de projetos, o bairro carioca mais filmado de 2023 foi o Centro e em segundo lugar ficou o Flamengo.
No ano passado, as ruas do Rio também receberam a gravação de videoclipes de artistas famosos do cenário internacional, além de brasileiros que estão no topo das paradas, como Ludmilla, Lexa, Dennis DJ, Mc Cabelinho e Tiago Iorc. Entre as estrelas internacionais, as locações cariocas foram escolhidas por Bollywood e Ed Sheeran para os próximos videoclipes. O endereço da cidade que mais recebeu gravações de videoclipes foi a orla de Botafogo (Avenida das Nações Unidas), seguida do Aterro do Flamengo e da Rua dos Arcos, na Lapa.
Entre as unidades de conservação da cidade, que envolvem praias, parques, praças e largos, as 197 produções interessadas nestes espaços como cenários elegeram suas praias preferidas, são elas: Copacabana e Leme, com 47 produções, Grumari com 35 e Ipanema com 34.
Entre os parques, os preferidos foram: Parque do Flamengo, com 22 produções e Quinta da Boa Vista, com 17; em terceiro ficou a Praça Mauá, com 12 produções e em quarto o Largo das Neves, em Santa Teresa, com cinco.
|