anuncie na Folha do Centro - ligue - (21) 96471-7966 Edição N° 326 - Julho de 2024.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Turismo  
Parque estadual da chacrinha

O Parque Estadual da Chacrinha, em Copacabana, estende-se ao longo da Ladeira do Leme, desde a Praça Cardeal Arcoverde até o antigo pórtico do reduto do Leme, fortaleza que controlava o acesso de Copacabana a Botafogo. O nome da unidade de conservação vem da denominação popular "Chacrinha", de "pequena Chácara".
Ele tem como objetivo preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitar a realização de pesquisas científicas e proporcionar o desenvolvimento de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico. As ordenanças militares de 1708 constituíram essa área como fortaleza defensiva e ainda se encontram vestígios da ocupação militar.
Área de interesse especial para crianças e visitantes de terceira idade, tendo em vista o fácil acesso e os locais com brinquedos e bancos para descanso e contemplação. Pode-se observar as ruínas do início do século XX, os caminhos das mulas utilizadas para transporte de alimentos e água no Brasil Colônia, a ruína da casa mais antiga de Copacabana, e em seu entorno imediato pode-se visualizar o aqueduto do século XVIII na vila militar da Babilônia, onde Tiradentes serviu.
Curiosidade:
O Parque Estadual da Chacrinha, apesar do termo "estadual" é gerenciado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Criado em 1969, o parque está localizado no bairro de Copacabana, zona sul carioca. A área é muito procurada pelos moradores locais como opção de lazer para crianças: Funcionamento terça a domingo, das 8h às 17h, fechando às segundas-feiras para manutenção. Crianças ou para realizar piqueniques. Além disso, por lá passa um dos trechos da Trilha Transcarioca.



 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS