Para a maioria dos cariocas que vivem hoje na cidade, apenas um reduzidíssimo grupo se recorda dos tempos em que a cidade era cercada por praias de todos os lados. Havia a Praia da Santa Luzia, da Gamboa, do Peixe e até mesmo bairros que fazem parte da Zona Portuária da Cidade perderam suas praias ou enseadas, como São Cristóvão. Neste Memórias do Centro vamos resgatar a Praia das Virtudes, que ficava na altura da Avenida Beira Mar, entre a Presidente Antônio Carlos e a Rua Marechal Câmara, Centro do Rio
A Praia das Virtudes foi a última do Centro do Rio e era formada por uma pequena faixa de mar e areia que havia sobrado da antiga Praia da Santa Luzia (atrás de onde hoje se encontra a igreja do mesmo nome e Santa Casa). O local é repleto de curiosidades históricas e histórias pitorescas. Com a derrubada do Morro do Castelo, na década de 1920, a Praia de Santa Luzia foi praticamente toda aterrada. Sobrando o trecho que passou a ser chamado de Praia das Virtudes. Segundo alguns pesquisadores, o nome veio por influência do Clube de Regatas Vasco da Gama, que treinava no lugar seus atletas de remo. Frequentada pela boêmia e casais durante a noite, a sociedade da época considerava chocante o que lá acontecia. Nos anos 30, jornais destacavam que o local era procurado devido a sua distância das ruas mais movimentadas e que a polícia pouco se incomodava com o atentado a moralidade pública que acontecia ali, com os frequentadores desnudos ou com poucas vestes. Buscando preservar a imagem dos atletas do remo, o Vasco passou a chamar o local de "Virtudes" numa tentativa de melhorar a imagem.
Entre outras curiosidades sobre o local, está o fato de que era a preferidas dos foliões para os tradicionais banhos à fantasia. O leitor deve estar estranhando essa referência, mas no começo do século passado, ainda era prática comum que muitos blocos terminassem com seus participantes se despindo de suas fantasias (era prática estar com roupa de banho por baixo) ou não, quando estas eram feitas com papel crepom, e tudo e todos acabavam no mar. Madame Satã, para quem não sabe, foi um famoso transformista brasileiro e um dos personagens mais representativos da vida noturna e marginal da Lapa carioca no começo do século XX. Com a construção do Aeroporto Santos Dumont e o restante da orla do Centro do Rio sendo aterrado, a Praia das Virtudes, a última da região, desaparecia do mapa e com o tempo, da memória da maioria dos cariocas.
|