anuncie na Folha do Centro - ligue - (21) 96471-7966 Edição N° 323 - Abril de 2024.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Renovações urbanas impulsionam o desenvolvimento e resgata o potencial do Centro do Rio

UMA PERSPECTIVA DETALHADA DAS INOVAÇÕES E PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃOQUE ESTÃO MOLDANDO O FUTURO DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE
O Centro do Rio de Janeiro, palco de tantas histórias e vivências, está passando por um processo de renovação que promete redefinir sua paisagem urbana e impulsionar seu desenvolvimento. Diversos projetos e intervenções, promovidos pela gestão Eduardo Paes, estão em andamento ou já foram entregues, trazendo esperança e expectativas de melhoria para os moradores e frequentadores da região.
Teleférico da Providência:
Após anos de espera, o teleférico da Providência está prestes a voltar a operar. Essa importante conexão entre o Morro da Providência e o restante da cidade, que estava parada desde 2016 devido à falta de renovação contratual por parte da gestão anterior, agora passa pelos últimos testes antes de atender novamente à população local. A retomada do serviço é aguardada com grande expectativa pelos moradores, que veem nessa iniciativa uma melhoria significativa em sua mobilidade urbana.
Dias de Glória:
O projeto "Dias de Glória", da Secretaria Municipal de Conservação, tem dado novos ares ao bairro da Glória, que há pouco tempo deixou a zona Sul da cidade para compor a região central. Recebendo o olhar atento da Subprefeitura do Centro, a Glória está sendo revitalizada em diversos aspectos.
A histórica Praça Paris vem sendo revitalizada. Criada nos primeiros anos do século 20, o local teve seu projeto urbanístico inspirado na capital francesa, com grandes gramados, lago e chafariz, além de monumentos e estátuas de importantes artistas. A iniciativa prevê a recuperação dos monumentos da praça, assim como dos gradis e bancos, entre outros serviços.
Em setembro de 2023, também foi inaugurado o primeiro parque para pets na região, o Parco. Além de brinquedos como rampas e túneis, o Parco recebeu piso intertravado ao redor a fim de facilitar a circulação. Para que os cães possam se divertir em segurança, há gradil no entorno e portões. E uma área de convivência, com mesas e bancos em concreto, permite que os donos - ou pais e mães de pets - descansem, enquanto os animais gastam energia.
O projeto "Dias de Glória" também prevê o recapeamento das principais vias de circulação no entorno do bairro, com a recuperação de pisos em pedras portuguesas e cimento, além da reposição de grelhas e tampões. A restauração de monumentos históricos também faz parte desse esforço, resgatando a história e a identidade do local.
Asfalto no Morro da Providência:
Uma antiga reivindicação dos moradores do Morro da Providência finalmente está se concretizando. As vias como a Ladeira do Faria, Ladeira do Barroso, Ladeira do Livramento, Rua do Monte, Rua Costa Ferreira e Rua Cunha Barbosa estão sendo contempladas com o chamado "tapetinho". A intervenção totaliza cerca de 2,6 km de pavimentação. Essa entrega não apenas melhora o aspecto visual da comunidade, mas também proporciona mais segurança e conforto no deslocamento diário dos moradores.
Obras de requalificação da Uruguaiana e regularização do comércio:
A Subprefeitura do Centro, comandada pelo subprefeito Alberto Szafran, lidera um ambicioso projeto de intervenção urbanística na região da Uruguaiana. A ampliação de calçadas, instalação de nova sinalização e mudanças no trânsito visam não apenas revitalizar o local, mas também coibir o comércio irregular e a ocupação ilegal do espaço público. A recente autorização de 75 novos ambulantes pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP) é um passo importante na direção da regularização comercial, promovendo mais organização e segurança para comerciantes e consumidores.
Terminal Intermodal Gentileza:
Inaugurado como o maior integrador de transporte público da capital carioca, o Terminal Intermodal Gentileza conecta diversos serviços, incluindo o novo BRT Transbrasil, as linhas 1 e 4 do VLT e dezenas de ônibus municipais. A promessa de redução de até 50% no tempo de deslocamento traz alívio e otimismo para os usuários do transporte público, representando uma significativa melhoria na qualidade de vida daqueles que dependem desses serviços diariamente. Rua da Cerveja: Como parte dos esforços de revitalização do Centro, a Prefeitura do Rio lançou o projeto de transformação da Rua da Carioca em um polo cervejeiro. Com a adesão de 13 cervejarias artesanais até o momento, a iniciativa promete movimentar a região e atrair tanto cariocas quanto turistas. Além do apoio financeiro às empresas participantes durante um período, o projeto da Prefeitura inclui melhorias na infraestrutura urbana, como requalificação da rua, ampliação das calçadas e instalação de novo mobiliário urbano, como mesas, bancos e cadeiras. A Rua da Cerveja surge como um novo ponto de encontro e lazer, agregando valor ao Centro do Rio e fortalecendo a economia local.
Essas são apenas algumas das muitas transformações em curso no Centro do Rio de Janeiro. À medida que esses projetos se concretizam, a expectativa é de que a região se torne ainda mais atrativa, dinâmica e inclusiva, refletindo o potencial e a vitalidade dessa parte tão importante da cidade.
O Subprefeito Alberto Szafran participa ativamente dessas intervenções e acompanha a transformação da região que o viu crescer:
"Sou nascido e criado em Santa Teresa. Quando assumi o desafio de ser gestor do Grande Centro, foi na vontade de ver o Centro pujante como ele era quando eu frequentava essas ruas na minha infância e adolescência. O meu propósito no serviço público é colaborar na revitalização de uma região que eu me reconheço como pessoa. E gratificante ver, na prática, o resultado do nosso trabalho e dedicação. As portas estão voltando a abrir, a região está conseguindo reconhecer novos poios gastronômicos, de lazer, de cultura. A Saara está cada vez mais cheia de clientes. O Centro do Rio está reencontrando a sua vocação natural com as novas políticas habitacionais do Prefeito Eduardo Paes. Ainda há muito a fazer, mas nós estamos conseguindo reencontrar o caminho do desenvolvimento econômico".
A partir do dia 4 de abril, o subprefeito Alberto Szafran deixará o cargo para disputar
as eleições para vereador do município pelo Partido Social Democrático (PSD). Em sua gestão como subprefeito, Szafran defendeu a revitalização do Centro do Rio, visando proporcionar mais conforto para os que já residem na região e atrair o interesse de novos investidores.
A Subprefeitura

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS