ESCRITO POR THIAGO GOMIDE, OBRA REALIZA UM AGRADÁVEL PASSEIO PELA HISTÓRIA DO COMÉRCIO CARIOCA E EVIDENCIA SUA RELEVÂNCIA NOS RUMOS DO BRASIL
O aguardado livro Amor ao Rio acaba de ser lançado e já é um sucesso de vendas nas livrarias físicas e virtuais. O carioca da gema Roberto Cury, é destaque na publicação. Roberto é presidente da Sarca e vice presidente do Sindilojas. Um carioca festeiro e apaixonado pela Rua da Carioca, Roberto é cheio de histórias para contar, pois além de empresário, Roberto é quem promove durante anos eventos comemorativos no aniversário da Rua da Carioca e principalmente a tradicional festa de Aniversário do Rio, no dia 1° de março, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.
O livro, em seus 12 capítulos, não se cansa de surpreender com histórias; algumas curiosas e deliciosas, com direito à festa para um buraco, a arremessos do tradicional superbloco comemorativo do aniversário da cidade, e outras nada agradáveis, como a chegada e o sofrimento de
Roberto Cury recebe amigos e convidados no lançamento do livro "Amor ao Rio"
ESCRITO POR THIAGO GOMIDE, OBRA REALIZA UM AGRADÁVEL PASSEIO PELA HISTÓRIA DO COMÉRCIO CARIOCA E EVIDENCIA SUA RELEVÂNCIA NOS RUMOS DO BRASIL
pessoas escravizadas, as fortes chuvas, os incêndios, as demolições de ícones arquitetônicos, as pandemias da gripe espanhola e da covid-19.
Por meio de fatos, relatos e recortes de material extraído dos veículos de comunicação das diferentes épocas, é mostrado na obra como o Rio se transformou ao longo dos tempos em uma babilônia de estilos de riqueza ímpar e em um polo de afetos e tendências.
Representantes do Conselho Comunitário de Segurança Centro Histórico e Lapa, na figura da Presidente Maria João Gaio, seu marido Nilson Gaio e Carla Leão, membro participante, estiveram no Senac Centro-para o lançamento do Livro Amor ao Rio - Como a importância do Comércio no Centro do Rio influenciou a história do país, de Thiago Gomide, Historiador que tem um perfil no Instagram e nos encanta contado a história, principalmente, do Centro Histórico e suas coisas pitorescas.
Claro que o grande homenageado da noite foi nosso querido amigo e presidente da SARCA Sociedade dos Amigos da Rua da
O Rio da moda, do Carnaval, dos botecos, da música, da badalação, das livrarias, dos teatros e cinemas é o mesmo que foi durante anos a cosmopolita capital federal, e que sobreviveu à perda de sua posição quando Brasília foi construída. O Rio, reconhecido por sua descontração e seu magnetismo, parece que está sempre pronto a provar, com sua fé e a ajuda e o amor de seus cidadãos protetores. O livro pode ser adquirido na Amazona e em livrarias virtuais pelo valor de R$ 100,00.
Carioca, que além de pertencer ao SINDILOJAS Rio é também ao CDL, ROBERTO CURY!
Sim...O Homem da Rua da Carioca, Roberto Cury, foi destaque nessa edição primorosa com parte de sua vida e de seus lindos eventos do aniversário da Cidade Maravilhosa ao longo de tantos anos retratados. Cury, como carinhosamente o chamamos é filho de um imigrante sírio que chegou no início do século XX e se estabeleceu no Centro, onde Roberto Cury, nascido na Rua da Alfândega, morou muito tempo com sua família. Autoridades como Presidente Antônio Florêncio de Queiroz Junior, da Fecomercio RJ, patrocinador do livro, estiveram presentes, além de familiares como a filha Cristina Curi e um dos irmãos de Roberto, amigos e amigas, como Teruko Monteiro, Vereador Pedro Duarte, Izabel Castro também do Comércio cujo pai fundou o Palácio das Ferramentas e muitos outros! O livro já chegou ao Planalto e Presidente Queiroz entregou um exemplar, ao Vice-presidente Geraldo Alckmin. Lindo evento, muito concorrido e foi uma tarde/noite agradável com muita emoção e alegria! Destacamos que Roberto Cury foi do Conselho de Ética do CCS Centro Histórico e Lapa durante muitos anos e isso nos envaidece muito.
Maria João Bastos Gaio Presidente do CCS Centro Histórico e Lapa.
|