anuncie na Folha do Centro - ligue - (21) 96471-7966 Edição N° 323 - Abril de 2024.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Cortiço Chora Vinagre, na Lapa recebe apresentação de peça itinerante

TOMBADO PELO PATRIMÔNIO MUNICIPAL, O CORTIÇO CHORA VINAGRE É UMA VILA ERGUIDA NO FINAL DO SÉCULO XIX,
INICIALMENTE UTILIZADA COMO UM MERCADO DE PESSOAS ESCRAVIZADAS
O grupo Teatro ao Redor apresenta nos dias 20, 21 e 28 de abril uma versão itinerante da peça de teatro documentário "69 Cômodos", no Cortiço Chora Vinagre, localizado na Lapa.
O espetáculo ancorado na linguagem site-especifica (termo que significa criar uma obra artística específica para um determinado espaço) aborda as relações entre pessoas comuns, suas casas e a cidade. A dramaturgia é fruto de entrevistas com moradores de cinco bairros do Rio, cujas histórias de alguma forma se entrecruzam com a desta vila centenária. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 18h30, com distribuição de senhas meia hora antes, para um público máximo de 30 pessoas.
A encenação tem início na Rua dos Inválidos, em frente ao número 124, e segue pelos corredores do cortiço, que mantém suas características arquitetônicas do século XIX, com 69 cômodos - daí o nome do espetáculo - divididos em quartos de 12 metros quadrados e dependências compartilhadas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.
O Chora Vinagre, símbolo vivo da história da população negra no Brasil
Carrega em suas paredes as marcas de um passado colonial. Em seus primeiros anos, o casario foi usado como local de comércio de pessoas escravizadas e ainda hoje é possível ver na entrada um calçamento conhecido como chão pé-de-moleque. Tal nomenclatura faz referência às crianças filhas de escravizados que aplicavam as pedras no solo, ajeitando-as com os pés.
O Cortiço Chora Vinagre
Datas: 20/4 (sábado) 21/4 (domingo) e 28/04 (domingo) Horário: 18h30 Duração: 70 minutos Ingressos: Gratuito Capacidade: 30 pessoas
Senhas serão distribuídas meia hora antes
Rua dos Inválidos, 124 Lapa

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..