PREFEITO REAFIRMA COMPROMISSO DE DAR CONTINUIDADE A PROJETOS DE INFRAESTRUTURA, CULTURA E HABITAÇÃO QUE PROMETEM TRANSFORMAR A REGIÃO NOS PRÓXIMOS ANOS
Desde que assumiu seu atual mandato, o prefeito Eduardo Paes tem dado uma atenção especial ao Centro do Rio de Janeiro, área que é o coração econômico e cultural da cidade, mas que nos últimos anos sofreu com o esvaziamento de atividades e o aumento da degradação urbana. Com uma série de projetos em andamento, Paes busca revitalizar a região, devolvendo sua importância histórica e promovendo o desenvolvimento econômico e social.
Reviver Centro aposta na moradia e reocupação urbana
Uma das principais iniciativas da gestão Paes para o Centro do Rio é o programa "Reviver Centro", que tem como objetivo estimular a habitação na área central da cidade. O projeto já registra inúmeras realizações e visa transformar prédios comerciais, muitos deles abandonados ou subutilizados, em moradias. A ideia é atrair novos moradores para a região, incentivando a reocupação do Centro e revitalizando o comércio e os serviços locais. Para isso, o programa oferece incentivos fiscais para empreendedores que transformarem esses edifícios em residências, além de facilitar o licenciamento de obras. O Programa está aproveitando as construções existentes e terrenos que estão vazios há décadas, em uma região da cidade com infraestrutura e patrimônios culturais de sobra. A criação de novas áreas verdes, estímulo à mobilidade urbana limpa e ativação do espaço público através da arte também fazem parte do projeto. Luz Maravilha
A segurança é outra prioridade para Eduardo Paes na revitalização do Centro. Com o projeto "Luz para o Centro", a Prefeitura intensificou a modernização da iluminação pública, substituindo lâmpadas antigas por novas de LED, que além de mais econômicas, oferecem uma maior sensação de segurança para quem transita pela região. Em três anos, todos os 450 mil pontos de luz da cidade receberam lâmpadas de LED, trazendo conforto e maior sensação de segurança para os cariocas.
Cultura e Turismo reativam o Centro Histórico
O Centro do Rio é o berço da história carioca e brasileira. Para Eduardo Paes, a valorização dos equipamentos culturais e turísticos é fundamental para revitalizar a área. Nesse sentido, sua administração tem investido na reforma de museus, além de promover ações de preservação de patrimônios históricos. Também foram desenvolvidas novas rotas turísticas e culturais para atrair visitantes, especialmente em áreas icônicas como a Praça Mauá e o Boulevard Olímpico, requalificados para grandes eventos e atividades ao ar livre. O investimento em eventos culturais, como a retomada do carnaval de rua e festivais de música e gastronomia, tem como objetivo movimentar a economia e garantir a ocupação contínua do Centro.
Mobilidade urbana e melhorias no transporte público
Outro pilar das ações do prefeito Eduardo Paes no Centro é a melhoria da mobilidade urbana. Paes tem promovido a ampliação do sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), integrando novas áreas e facilitando o deslocamento de moradores e visitantes pelo Centro e outras zonas da cidade. A modernização de terminais de ônibus, a construção do Terminal Gentileza e ativação do Teleférico da Providência também faz parte do pacote de melhorias na mobilidade. A expansão de ciclovias e ciclofaixas na região central é outra medida que está sendo implementada para incentivar-var o uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o impacto ambiental.
Rua da Cerveja
A inauguração da primeira casa da Rua da Cerveja, deu o pontapé inicial no projeto que está revitalizando a Rua da Carioca, transformando prédios históricos do famoso endereço do Centro do Rio em um novo polo comercial, gastronômico e turístico da cidade. O primeiro passo foi dado pela Cervejaria Vírus Bier, que ficará instalada em um casarão no número 55 da Rua da Carioca. A Rua da Cerveja é uma das iniciativas mais aguardadas dentro do processo de revitalização do Centro do Rio. O complexo cervejeiro foi criado na esteira do Reviver Cultural, que conseguiu contemplar mais de 80 projetos culturais com apoio financeiro da Prefeitura, para ocupar dezenas de imóveis na região da Praça XV até a Avenida Rio Branco. O projeto pretende ainda investir na revitalização da Rua da Carioca, com obras de requalificação urbana, ampliação das calçadas e redução das faixas para veículos. A Rua da Cer¬veja também vai ganhar nova iluminação e mobiliário, como mesas, bancos e cadeiras.
Revitalização da Leopoldina e Cidade do Samba 2
Já está em fase de licitação para a escolha da empresa que irá construir a Cidade do Samba 2, que abrigará as escolas da Série Ouro (grupo de acesso). Ao todo, serão 14 barracões. A Fábrica do Samba, como também é chamada, vai ser erguida no terreno da Estação Leopoldina que será também restaurada. O empreendimento só deve ficar pronto para o carnaval de 2027. A ideia da prefeitura é reformar todo o prédio histórico da Estação Leopoldina. Segundo Paes, o local deve ser usado por institutos federals' lado da estação, o município pretende levantar um centro de convenções. O prédio deve ser preparado para receber grandes eventos, como feiras e encontros internacionais.
Com suas iniciativas, Eduardo Paes está devolvendo ao Centro do Rio o protagonismo que a região sempre teve, equilibrando crescimento urbano com qualidade de vida e preservação de seu patrimônio histórico. A transformação do coração da cidade é um dos principais legados que o prefeito espera deixar ao fim de seu mandato.
|