anuncie na Folha do Centro - ligue - (21) 96471-7966 Edição N° 325 - Junho de 2024.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Turismo  
Museu Militar Conde de Linhares

O local recebeu esse nome em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares, político que acompanhou a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Como Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, fundou a Academia Real Militar, o Jardim Botânico, o Arquivo Militar, a Biblioteca Nacional e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
Construído em 1921, em estilo eclético, o prédio do Museu abrigou, até 1996, o CPOR/RJ. Posteriormente, o Comando da 5a Brigada de Cavalaria Blindada. O Museu Militar Conde de Linhares foi inaugurado em 12 de outubro de 1998.
Exposições Permanentes
Salão do Armamento: Cada sociedade tem em sua cultura, características próprias, ocasionando reflexo nas armas por ela usadas. Nesta galeria, estão expostos armamentos utilizados desde a Idade da Pedra Lascada até equipamentos e armas do século XX.
Sala Major Elza: Neste espaço, homenageamos a Major Elza Cansanção Medeiros, a primeira enfermeira voluntária que integrou o 1° Escalão de Enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a II Guerra Mundial. Estão exibidos objetos pessoais, bustos em bronze, além de um quadro com todas as enfermeiras brasileiras que também fizeram parte deste Escalão.
Sala das Miniaturas: Esta sala é dedicada à coleção de miniaturas de carros de combate, canhões, obuseiros, lançadores de foguetes e de mísseis, além de outros blindados utilizados no decorrer da História Militar.
Salão da FEB: Esta ex-posição mostra um pouco da rotina dos soldados brasileiros, conhecidos como "Pracinhas" no teatro de operações na Itália, durante a II Guerra Mundial, como também, diversos equipamentos, desde uniformes, capacetes até armas italianas e alemãs apreendidas na guerra. O visitante tem ainda a oportunidade de percorrer uma galeria que simula, por meio de efeitos especiais, um cenário de combate.
Pátio dos Blindados: Na área externa do Museu estão distribuídos carros de combate e peças de artilharia utilizados por diversas tropas em diferentes momentos da História Militar. Destaca¬-se o Canhão Ferroviário, a maior peça bélica do Museu, pesando 70 toneladas.
Museu Conde de Linhares
Entrada gratuita Telefone: (21) 2589-9581 Av. Pedro II, 383 São Cristóvão




 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..