Inaugurado em março de 2013, o MAR está instalado em duas construções com estilos heterogêneos, porém interligados.
O antigo palacete de D. João VI se une à uma edificação modernista. O primeiro prédio abriga as salas de exposições, que recebem mostras nacionais e internacionais, de assuntos do passado e do momento presente. Já no segundo, funciona a Escola do Olhar, que desenvolve programas acadêmicos sobre arte, cultura e educação. A principal
exposição do ano do Muse A de Arte do Rio apresenta a história do funk por meio da sua sonoridade, seus compositores e a constante reinvenção do ritmo musical.
A abordagem se estende à presença do funk nas mais variadas dimensões e práticas culturais, com especial atenção ao campo das artes visuais contemporâneas, para as quais o funk foi uma referência de visualidade, de resistência política, de alteridade e de forma. Objetos próprios da história do estilo musical serão combinados a uma profusão audiovisual de sons, vozes e gestos, bem como atravessados por uma iconografia relacionada ao funk, de modo a convidar o público da cidade a experimentar sua história como uma das mais potentes formas de imaginar e singularizar o Rio de Janeiro.
|