Receba Folha do Centro gratuitamente - Mande um Whatsapp para (21) 96471-7966 Edição N° 292 - Janeiro de 2021.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Igreja interditada na Rua Uruguaiana será reaberta em fevereiro

Igreja que já foi a Catedral do Rio de Janeiro abriga também o Museu do Negro
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, que pertence à maior irmandade negra da cidade vai ser reaberta ao público em fevereiro. As obras de reparo e manutenção já começaram, graças às doações dos fiéis.
Já foram arrecadados cerca de R$ 40 mil para salvar a igreja que completa 285 anos em 2021. A arquidiocese do Rio conseguiu na Justiça o direito de administrar o imóvel que desde o século 18 pertence à maior irmandade negra do Rio.
A Justiça determinou o fechamento da igreja no final de 2018, após apresentação de denúncia do Ministério público sobre o estado de abandono e o risco de incêndio em que o imóvel se encontrava.
A construção foi durante 70 anos a catedral da cidade, até 1808, quando foi a primeira igreja a receber a família real portuguesa na sua chegada ao Rio. Hoje, só a fachada permanece igual. Um incêndio em 1967 destruiu a decoração em estilo barroco. Em imagens feitas dias antes da interdição é possível ver a fiação exposta, infiltração e pedaços do teto que caíram sobre os bancos. A reabertura será em fevereiro, ainda sem data marcada.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..