Receba Folha do Centro gratuitamente - Mande um Whatsapp para (21) 96471-7966 Edição N° 292 - Janeiro de 2021.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Memórias do Centro  

Preciosidades históricas no Liceu de Artes e Ofícios
O Liceu de Artes e Ofícios foi a primeira escola gratuita de ensino técnico- profissionalizante e artístico elementar e noturno. A sede da instituição abriga um valoroso acervo histórico que ajuda a contar parte da história do Rio de Janeiro e até mesmo do Brasil.
No atual prédio da Instituição, na Rua Frederico Silva 86, existem numerosas preciosidades históricas como, por exemplo, uma secretaria (escrivaninha, chamada na época), em perfeito estado de conservação, que pertenceu ao Imperador D. Pedro II. Há relatos de que o próprio imperador D. Pedro II aparecia de surpresa para visitar a Escola e assistia também às aulas.
O livro de assinaturas destinado a registrar a visita de pessoas distintas e celebres que prestigiaram a instituição, tem a primeira assinatura do próprio D. Pedro II, além das assinaturas da Princesa Isabel, Conde D’Eu, Rui Barbosa dentre outros importantes personagens da história.
Na década de 1880, o Liceu de Artes e Ofício foi considerado uma escola de referência e o mais importante estabelecimento de ensino técnico profissionalizante voltado popular do Brasil, quiçá da América Latina. O grau de seriedade e profissionalismo atuantes na educação popular brasileira fazem do Liceu até hoje uma referência.
Um fato a lamentar, é que a Instituição há anos não recebe um repasse de verbas que é devido pelo governo do Estado, o que pode comprometer a manutenção da instituição e do importantíssimo acervo histórico.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..