anuncie na Folha do Centro - ligue - (21) 96471-7966 Edição N° 284 - Maio de 2020.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Memórias do Centro  
O chafariz da Rua do Riachuelo

O intenso movimento de pessoas na Rua do Riachuelo, antiga Rua Mata-Cavalos, faz com que muitas vezes não se perceba a existência de um pequeno chafariz colonial, que é um dos mais antigos do Rio de Janeiro e tombado pelo IPHAN desde 1938.
O Chafariz é localizado no nº 187 da rua e foi erguido em 1817 pelo Intendente geral de polícia Paulo Fernandes Viana, por determinação de D.João VI. Naquela época a falta d´água no Rio era um problema crônico e, por esse motivo, várias nascentes foram captadas para servir à população. Durante anos, os moradores da região usavam a água do chafariz. Ele também atendia ao tráfego de cocheiros e animais da rua. Suas feições originais foram alteradas com o tempo e hoje só resta a parte central, bastante descaracterizada. Foram preservados somente o tanque, as pilastras e a inscrição.
Em 1951 nasceu a idéia de se transferir o chafariz para o pátio do Museu Histórico Nacional. A Prefeitura do então Distrito Federal aprovou o projeto, mas a remoção nunca foi realizada.
De acordo com o livro “Terra Carioca – Fontes e Chafarizes”, de autoria de Magalhães Correia, As águas encontradas nas nascentes dos Morros de Mata-Cavalos, Desterro e Santa Teresa estavam localizadas em terras particulares. Por iniciativa do Desembargador do Paço e Intendente Geral da Polícia Paulo Fernandes Viana, foi construído no mesmo ano o chafariz na antiga Rua de Mata-Cavalos, hoje Riachuelo, após conseguir a doação do terreno do Tenente Coronel Cláudio José Pereira da Silva.
Esquecido pela população carioca e abandonado à própria sorte, o Chafariz da Rua Riachuelo parece enfim ter tido sua importância histórica reconhecida: ele será um dos bens contemplados com a reurbanização da antiga rua Mata-Cavalos. Mas por enquanto sua restauração ainda não saiu do papel. No ano passado, a Secretaria municipal de conservação e meio ambiente, esteve na Rua do Riachuelo, com um trabalho de limpeza e conservação do histórico chafariz. Foram realizados serviços de lavagem do monumento, além da retirada de pichações e pintura das paredes do entorno.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..