ANUNCIE NA FOLHA DO CENTRO - LIGUE TEL. 2242-9344 Edição N° 281 - Fevereiro de 2020.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Ensaios das escolas de samba movimentam o pré-carnaval na cidade

Falta pouco para o início da maior festa popular do planeta. A atmosfera do carnaval já toma conta do Rio de Janeiro com os ensaios das escolas de samba que estão lotando as quadras e as ruas nos ensaios técnicos das agremiações. Os ensaios na Marquês de Sapucaí não acontecerão este ano e ainda continua indefinido se haverá ou não teste de luz e som na passarela do samba com a Mangueira, atual campeã do carnaval.
As escolas de samba estão apostando nos ensaios de rua para atrair os foliões e se aproximar cada vez mais das suas comunidades. A estratégia tem dado certo e se tornou a sensação do pré-carnaval da cidade.
Na região Central do Rio de Janeiro é sucesso absoluto de público e com a presença maciça dos componentes e torcedores.

São Clemente
Sediada em Botafogo, a amarela e preta da Zona Sul se tornou a queridinha do Centro do Rio, já que seus ensaios acontecem na Avenida Presidente Vargas, no coração da cidade. Na quadra, os treinos acontecem às terças-feiras a partir das 20h. Nos ensaios de rua, a São Clemente tem abraçado a comunidade do Santa Marta em Botafogo, onde os ensaios acontecem aos domingos na Praça Corumbá a partir da 16hs com todos os segmentos da escola. Para o Carnaval 2020 a escola leva para a avenida o enredo ‘O conto do Vigário’, seguindo sua linha crítica e irreverente. O enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, versará sobre a origem de um dos termos mais populares do Brasil, que designa como o povo brasileiro é enganado em diversas situações.

Paraíso do Tuiuti
Os ensaios de rua acontecem em frente ao Colégio Pedro II, em São Cristóvão toda segunda-feira a partir das 19h. O ensaio reúne os principais segmentos da escola, como comissão de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, baianas, ala de passistas, Velha Guarda, entre outros. Em 2020, o Paraíso do Tuiuti será a quarta escola a desfilar no domingo de Carnaval. Mesma posição de desfile que garantiu o vice-campeonato para a agremiação em 2018. O enredo da agremiação é “O Santo e o Rei: Encantarias de Sebastião”, do carnavalesco João Vitor Araújo. Os ensaios da Tuiuti ficam sempre lotados, com a participação de toda a comunidade pelas ruas do bairro. O samba-enredo da escola ecoa pelas ruas de São Cristóvão e o ensaio se tornou uma grande atração pré-carnavalesca que vem agitando a região.

Estácio de Sá
Considerada a primeira escola de samba do Brasil, a Estácio de Sá literalmente para a Avenida Salvador de Sá para os treinos de rua da agremiação. Os ensaios acontecem às segundas-feiras a partir das 20h30 com concentração em frente a Praça Marquês de Sapucaí. A comunidade do São Carlos se reúne para prestigiar o ensaio da escola com os componentes e todos os segmentos. Sob o comando da carnavalesca Rosa Magalhães, que, após 32 anos volta à escola para desenvolver o enredo "Pedra". O tema se desvenda por aspectos como a pedra simbolizando a permanência do tempo, o seu uso pelos nossos ancestrais para registrar suas passagens pelo mundo e a busca por pedras preciosas e pelo ouro na história colonial do Brasil.

Mangueira
A verde e rosa do Morro da Mangueira realiza seu ensaio de rua as quintas e aos domingos. A comunidade comparece em peso para os treinos que começam a partir das 20h na quinta e às 18h no domingo. O ensaio é aberto ao público, e uma oportunidade de sentir de perto o ritmo da bateria “Tem que respeitar meu tamborim”, comandada pelo Mestre Wesley Assumpção. O ensaio se tornou um grande encontro de mangueirenses, com direito a barraquinhas variadas que fazem o ensaio se tornar um evento na região. Intitulado “A Verdade Vos Fará Livre”, o carnaval da Mangueira de 2020, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, trará não a história do Jesus bíblico e seu martírio, mas sim uma indagação sobre como seria a volta do Cristo hoje, em um contexto de intolerância, preconceito, violência e perseguição.

Unidos da Tijuca

Os ensaios de rua da Unidos da Tijuca acontecem todas as quintas-feiras a partir das 20h. A agremiação do Morro do Borel está intensificando ainda mais os seus ensaios de comunidade buscando alcançar um ótimo desempenho nos quesitos Harmonia e Evolução da escola. O ensaio de rua acontece atrás da quadra da agremiação na rua Via D, no Santo Cristo. O enredo de 2020, “Onde moram os sonhos” trata sobre Arquitetura e Urbanismo. O desfile está sendo projetado para explorar o passado, entender o presente e arquitetar o futuro. O enredo vai mostrar a incrível capacidade do homem de criar espaços que possam servir de abrigo para diferentes atividades. O tema está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Paulo Barros, Marcus Paulo e Helcio Paim.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS