ANUNCIE NA FOLHA DO CENTRO - LIGUE TEL. 2242-9344 Edição N° 281 - Fevereiro de 2020.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Turismo  
LUMIAR. paz, amor e beleza natural.

O estado do Rio de Janeiro abriga inúmeros locais com belas paisagens naturais, atraindo turistas do mundo inteiro durante o ano todo. Ainda assim, é possível encontrar lugares mais reservados, não muito explorados e de beleza igualmente atrativa. Um desses refúgios é Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo.
O local fica a 31 km de Friburgo e a 4 km de São Pedro da Serra, outro cenário incrível da região. O acesso é possível pela rodovia RJ-142 - também conhecida como Estrada Serramar. O distrito tem localização privilegiada, entre Nova Friburgo e a Região dos Lagos, sendo um ótimo local para se explorar em uma viagem mais curta.
A região fica em área de Mata Atlântica e envolta pela Serra do Mar, Lumiar apresenta temperaturas amenas no verão - com média de 26ºC - e mais baixas no inverno. As paisagens naturais, com certeza, são a principal atração da região, seduzindo quem deseja entrar em contato com o natureza e se aventurar nos esportes radicais.
Suas origens estão atreladas à colonização de Nova Friburgo, em 1820. Por lá, passaram suíços, alemães e franceses. Às margens do Rio Macaé, Lumiar foi fundada em 1828 e, atualmente, tem cerca de 5 mil habitantes. Suas atrações ecológicas envolvem rios, cachoeiras, piscinas naturais e mais de 30 trilhas em meio à mata.
A parte central do distrito conta com diversas opções voltadas ao turismo, como hotéis e pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes. As opções de culinária agradam a todos os gostos, com opções regionais e internacionais.
De dia, caminhadas por vales e montanhas e passeios ecológicos, banhos de rio, passeios de jipe ou o rafting no rio Macaé. À noite, Lumiar e São Pedro da Serra, oferecem animada vida noturna, especialmente nos fins de semanas. Restaurantes simples e charmosos, boa música, ruas de uma típica vila do interior, com lojinhas de artesanato. O Bar do Vovô é onde se tem as melhores informações sobre a região. No centro de Lumiar, na praça há um espaço comercial, de artesanato, bares e restaurantes.
Próxima à praça encontra-se o a Igreja de São Sebastião, padroeiro de Lumiar, construída em 1901. O artesanato feito nos ateliês e os restaurantes e bares, com música ao vivo, tem famosos fondues e chocolates, além da truta, peixe os rios da região. São também imperdíveis as tradicionais festas da região, como as Festas de São Sebastião, em janeiro, a tradicional Festa de São Pedro em junho e em julho a Festa da Vila Mozer. O Campeonato de Canoagem em setembro ou as Festas do Aniversário de Lumiar, em 10 de outubro.
Veja as principais atrações de Lumiar
Poço Belo
Localizado a 3 km da vila, em Boa Esperança, tem fácil acesso por veículos. Próximo ao ponto principal, é possível encontrar poços menores e menos movimentados - perfeitos para quem quer sossego.
Poço Feio
Apesar do nome, o lugar tem uma beleza ímpar! Também conhecido como a praia de Lumiar, por contar com uma faixa de areia clara em volta das águas tranquilas. Localiza-se a apenas 1km do centro e é de fácil acesso; há uma pequena taxa para a entrada e o estacionamento. Há um restaurante e uma tirolesa que termina dentro da água, com custo à parte.
Pedra Riscada
A trilha da Pedra Riscada tem 3 km de extensão dentro da mata nativa. O acesso ao início da trilha se dá no km 3 da rodovia Serramar. O grau de dificuldade é médio/avançado e você pode levar cerca de 3 horas para percorrer o trajeto.

Cachoeira São José
Assim como o Poço Belo, fica localizada no bairro de Boa Esperança (você pode aproveitar para fazer os dois passeios no mesmo dia!). A cachoeira, que tem 15 metros de queda, faz parte de uma propriedade particular. Uma taxa é cobrada na entrada e você pode desfrutar de uma piscina e uma ducha de água natural, além de ter acesso ao bar.

Encontro dos Rios
O encontro dos rios Macaé e Bonito acontece a 6 km do centro. Há um trecho com águas tranquilas para banho, ideal para levar crianças e outra parte onde começam as atividades radicais, como rafting e canoagem.

Cachoeira do Indiana Jones
Essa é uma das atrações mais belas da região, também localizada em Boa Esperança, a 6 km da vila. O acesso a essa cachoeira é mais difícil do que a de São José; é preciso chegar ao alto de uma rampa de pedra. Por isso, o movimento de turistas é bem menor - o que pode ser uma vantagem. A queda d’água percorre um cânion estreito e termina em uma espécie de escorregador da natureza.

Toca da Onça
Esse destino é ideal para ir com a família toda, por seu estilo semelhante a uma prainha e boa infraestrutura. Fica a 10 km da vila, com acesso pela ponte próxima ao encontro dos rios. O lugar tem piscinas naturais e oferece estacionamento e restaurante - perfeito para passar o dia todo com as crianças!

Cachoeira Paraíso Vertical
Essa dica é para os aventureiros! A Cachoeira Paraíso Vertical tem cerca de 30 metros de queda, onde é possível praticar cascading, ou cachoeirismo, em bom português. Para chegar até a queda d’água, é preciso percorrer uma trilha com trechos que precisam de pequenas escaladas. Certifique-se de ser acompanhado por um guia experiente.
Imortalizada na música de Beto Guedes, Lumiar é uma boa pedida para quem deseja um Carnaval mais

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS