Receba Folha do Centro gratuitamente - Mande um Whatsapp para (21) 96471-7966 Edição N° 281 - Fevereiro de 2020.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Falando da Cidade  
Carlos Augusto da Cidade - carlosaugustodacidaderj@gmail.com

 

Eleições 2020: Pesquisas eleitorais já estão liberadas
As pesquisas de intenção de voto referentes às eleições municipais de 2020 já estão liberadas. As pesquisas devem ser registradas na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação, de acordo com as regras fixadas para este ano. O Tribunal Superior Eleitoral divulgou também outras datas para o pleito, que terá primeiro turno no dia 04 outubro. Nesta eleição serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios brasileiros. Os eleitores têm até o dia 06 de maio, 151 dias antes das eleições, para emitirem o título de eleitor. Do dia 16 de agosto até o dia 1° de outubro começam a ser exibidas as propagandas eleitorais gratuitas. As alianças entre partidos e as candidaturas poderão ser realizadas entre os dias 25 de julho e 5 de agosto.

Atividades na Cinelândia marcam o dia nacional de combate à intolerância religiosa
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi celebrado no Rio de Janeiro com a realização de debates no 3º Seminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, no Centro Cultural Justiça Federal. Uma extensa programação Cinelândia contou com a exibição de filmes e performances na região central da cidade. As atividades incluíram a abertura do festival ‘Cantando a Gente se Entende’, e uma feira inter-religiosa, além de shows com as baterias das escolas de samba Mangueira e Grande Rio, que, neste ano, abordam o tema da intolerância religiosa no enredo que apresentarão no carnaval. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007, em homenagem à Mãe Gilda, iyalorixá que foi vítima de intolerância religiosa no final de 1999.

Vendedores de churrasquinho recebem curso de capacitação
Tradição nas ruas da cidade, o churrasquinho no espeto agora também é tema de um curso de capacitação da Vigilância Sanitária. A aula tem duração de quatro horas e é específica para os vendedores ambulantes. Os participantes aprendem regras básicas estabelecidas pela Lei que autoriza a venda dos churrasquinhos nas ruas da cidade, além das questões higiênico-sanitárias que envolvem a manipulação do alimento. Entre outras dicas para evitar problemas com a fiscalização, o curso ensina, por exemplo, que a carne deve ter procedência e selo de certificação do órgão competente, orienta sobre a necessidade do uso de uniformes, incluindo proteção para os cabelos. O curso também trarta dos riscos do profissional manusear dinheiro e alimentos (o que é proibido) e cita ainda a exigência dos cuidados com os resíduos produzidos, que devem ser armazenados em lixeiras com tampa e pedal.

Campanha de vacinação contra o sarampo vai até o dia 06 de março
A campanha de vacinação contra o sarampo já começou e vai até o dia 06 de março. O objetivo da campanha é evitar que a população sofra com um surto da doença, como o registrado em São Paulo no ano passado. A mobilização tem como meta vacinar 3 milhões de pessoas nos 92 municípios do estado do Rio. O público-alvo é a população de 6 meses a 49 anos de idade. O Rio de Janeiro teve 373 casos confirmados de sarampo em 2019, o que representa uma alta expressiva na comparação com 2018 onde foram registrados 20 casos. A incidência da doença avançou em diversas partes do mundo nos últimos dois anos e fez com que países como o Brasil, o Reino Unido e a Venezuela perdessem o certificado internacional de erradicação do sarampo. A região metropolitana do Rio de Janeiro concentrou a maior parcela de casos confirmados no ano passado, com 100 na capital e 250 na Baixada Fluminense.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..