FOLHA DO CENTRO - ESTÁ COMPLETANDO 24 ANOS EM AGOSTO Edição N° 276 - Setembro de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Rio ganha museu virtual que conta a história da cidade

A cidade do Rio de Janeiro acaba de ganhar um museu virtual completo, que conta a história da cidade maravilhosa desde os primórdios da sua fundação. O Centro da cidade é um dos destaques do sítio virtual, já que por aqui se passaram fatos históricos importantes na história da cidade. O acervo do ‘Rio de memórias’ reúne 80 fatos históricos entre imagens, vídeos e sons que constituem as memórias física, histórica e afetiva da Cidade.
A exposição virtual está dividida em duas galerias: Rio Desaparecido e Rio de Sons. Os historiadores Rafael da Cruz e Antonio Edmilson Martins são os responsáveis pelo conteúdo do site. Para conhecer o acervo, basta acessar o site www.riomemorias.com.br. Cada galeria traz fragmentos da história do Rio com textos narrativos associados a imagens, fotos, vídeos, áudios ou músicas, seja revelando uma cidade que não existe mais, como o Palácio Monroe ou o Morro do Castelo, seja destacando os mais variados sons que permeiam as ruas e praias, em diferentes épocas do cotidiano do Rio.
Idealizado por Livia de Sá Baião, o Rio Memórias é inspirado no Memorial Minas Gerais, em Belo Horizonte, um museu de experiência que faz um resgate da história e da cultura mineira. “Queremos mexer com o carioca, fazer com que ele pense e conheça mais sobre a cidade onde vive e como pode transformá-la para melhor. Uma palavra que norteou a nossa pesquisa foi ‘recordar’. Queremos trazer o Rio de volta ao coração dos seus moradores - sem nostalgia, mas com fatos, imagens e sons que constituem quem somos hoje. Do samba ao passinho, da batida das ondas na orla às marteladas nas latarias dos carros na suburbana Rua das Oficinas.”, instiga Lívia, doutoranda em Literatura pela PUC Rio.
O Museu Rio Memórias também conta com um chatbot, assistente virtual para interação com os visitantes na página do projeto no Facebook. Esta ferramenta foi construída através de trilhas de conhecimento, cuja curadoria (feita pela equipe de pesquisa) compilou diversos conteúdos didáticos sobre a história da cidade. A ferramenta ampliará a possibilidade de interação com o público e divulgará, de forma atrativa, o conteúdo do site.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS