FOLHA DO CENTRO - ESTÁ COMPLETANDO 24 ANOS EM AGOSTO Edição N° 276 - Setembro de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Turismo  
Maracanã o templo do futebol

O estádio Mário Filho, conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 1950 para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo. Seu nome é uma homenagem ao jornalista que incentivou a concretização da obra, contrariando os que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
Grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram ou consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, o craque fez o primeiro “gol de placa” e, em 1969, marcou ali seu milésimo gol. O Botafogo ganhou ali seu primeiro título, sete anos depois da inauguração do estádio, com uma das melhores exibições de Garrincha. O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas.
O estádio passou por obras de modernização para que fossem cumpridas recomendações e exigências da Fifa para as copas das Confederações, em 2013, e do Mundo de 2014. Foi necessário fazer uma série de intervenções, algumas de caráter estrutural, mas de maneira que o projeto original fosse preservado. O anel da arquibancada avançou em direção ao campo, fazendo com que o torcedor esteja muito mais perto dos jogadores. A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon, e tem 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Todos os assentos são numerados.
Com elevada taxa de ocupação, em média 100 eventos por ano - o Maracanã, além de abrigar os mais importantes campeonatos de futebol e outros eventos esportivos, também é palco de espetáculos. Já recebeu ícones como Frank Sinatra, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney.
Maracanã é um nome tupi-guarani que significa “semelhante a um chocalho”. Antes da construção do estádio, existia no local grande quantidade de maracanãs-guaçus, aves que emitiam sons de chocalho.
Tour no Maracanã
Conhecer os bastidores do Maracanã e de quebra chegar próximo ao gramado sagrado do palco das finais de duas Copas do Mundo e de uma edição de Jogos Olímpicos é novamente possível. O que parece um sonho para muitos torcedores é realidade ao fazer o Tour Maracanã, que reabriu em 01/06/17.
O passeio tem duração de 40 minutos, em média, e pode ser feito com guias bilíngues ou individualmente. O Tour é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pelo Rio e pelos moradores da cidade.
Quem for ao estádio poderá conhecer um dos vestiários, decorado com camisas de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A, sala de aquecimento dos jogadores e de coletiva de imprensa. No vestiário, um vídeo com lances históricos do futebol, serve de aquecimento para o ponto mais alto da jornada: a entrada no gramado. Ao chegar à beira do palco sagrado, é possível sentar em um dos bancos de reservas. Além do gramado, os visitantes também poderão ver itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico. Estão em exposição uma camisa 7 do Brasil usada por Manéna Copa de 62 e a bola e rede do jogo do milésimo gol do Rei do futebol (Vasco x Santos, em 1969).
O passeio conta com novidades, como peças cedidas por Zico que fazem sucesso entre os amantes do futebol. Maior artilheiro da história do Maracanã, com 333 gols o Galinho de Quintino cedeu artigos de seu acervo particular para a reabertura do tour, como uma camisa do Flamengo usada em 1979; a faixa de campeão mundial pelo Fla em 1981; a bola do último jogo da carreira, pelo Kashima Antlers (Japão), em1994; e uma chuteira que usou quando defendeu a Udinese (Itália).
O Tour Maracanã é um passeio para toda familia e um programa especial para os amantes do futebol . Prepare-se para um universo de sonhos, explorando todos os sentidos, com vídeos, sons e diversas experiências que ficarão para sempre na memória !
Informações:
maracana.tour@gmail.com
www.tourmaracana.com.br

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS