ANUNCIE NA FOLHA DO CENTRO - LIGUE TEL. 2242-9344 Edição N° 275 - Agosto de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Fundição Progresso inicia a construção de um Jardim de Chuva na Lapa

O Centro Cultural Fundição Progresso começou o programa Fundição Verde, que objetiva melhorar a interação entre sociedade e meio ambiente na região da Lapa. A primeira iniciativa foi transformar a calçada na frente do centro cultural em um “jardim de chuva”, um sistema de armazenamento de água de chuva que ajuda, por exemplo, a prevenir enchentes quando tem chuva forte. O jardim também funciona como controlador de temperatura quando está muito calor.
Dentre outras ações de sustentabilidade, a Fundição faz o descarte correto e reciclagem de lixo, capta água da chuva, está instalando placas de energia solar e vai construir o espaço verde. A Fundição passa a se dedicar também a ser um espaço inteiramente sustentável, e que vai mudar o cenário da Lapa, deixando-a mais verde, bonita e integrada.
A calçada na frente da Fundição já está sendo removida para dar espaço ao Jardim de Chuva. O marco inicial do projeto reuniu arquitetos, urbanistas, agroecologistas, paisagistas e os artistas do “Céu na Terra”. Jardins de Chuva são sistemas de biorretenção de águas pluviais, que ajudam a minimizar o impacto das chuvas fortes e serão de grande ajuda para evitar os recorrentes alagamentos na região da Lapa.
Até o mês de setembro, no lugar do concreto, surgirá o espaço verde de 200 metros quadrados. A fachada leste da Fundição ganhará uma grade-escultura de ferro de 93 metros, feita artesanalmente na serralheria da Fundição, que deixará à mostra para a cidade os efeitos práticos desta mudança a favor da sustentabilidade.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS