FOLHA DO CENTRO - ESTÁ COMPLETANDO 24 ANOS EM AGOSTO Edição N° 275 - Agosto de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Tradição e mistérios marcam os 110 anos do Teatro Municipal

Colaborou: Luis Cesar
Um símbolo da era de ouro carioca: opulento, charmoso e resistente. O Teatro Municipal do Rio completa 110 anos de vida em 2019, mesmo assim, muitos cariocas desconhecem o interior do prédio e seus detalhes. Localizado na Cinelândia, uma pedra viva de uma cidade antiga, o Teatro Municipal é um palacete histórico, um monumento da arquitetura antiga convivendo harmoniosamente à modernidade dos prédios e arranha-céus cariocas.
Os maiores nomes da música e da cultura nacional e internacional já se apresentaram no palco do Municipal, entre eles, uma das figuras mais proeminentes da MPB, o falecido cantor e compositor João Gilberto, que teve inclusive seu corpo velado no local. No campo de teledramaturgia e do Cinema, a lendária Ruth de Souza, também recentemente falecida, foi a primeira atriz negra a se apresentar no Teatro Municipal, além de ser a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de Cinema – O festival de Veneza de 1954.
Inaugurado no dia 14 de julho de 1909, O Theatro Municipal teve como João Caetano um de seus principais entusiastas. Empresário e ator, Caetano, junto ao dramaturgo Arthur Azevedo foram fundamentais para lançar as bases da idéia de uma opulenta casa de shows do Rio de Janeiro no início do século XX. Coube ao Prefeito Pereira Passos lançar um edital para a construção do projeto. Isso sob forte polêmica, pois supostamente o filho de Pereira Passos, Francisco de Oliveira Passos, arquiteto, fora favorecido por ser filho do então prefeito.
O Teatro Municipal vive firme e forte no coração e na mente de quem aprecia a cultura. O local organiza visitas guiadas de terça à sexta, além de sábados e feriados. Os ingressos custam R$ 20 a inteira e R$ 10, meia, com espetáculos para diferentes públicos.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS