FOLHA DO CENTRO - ESTÁ COMPLETANDO 24 ANOS EM AGOSTO Edição N° 275 - Agosto de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Memórias do Centro  
Senor Abravanel: o filho ilustre da Lapa

Nascido na Lapa no dia 12 de Dezembro de 1930, Senor Abravanel, o Silvio Santos, é o filho mais ilustre do bairro da Lapa, nascido na Rua do Senado. Filho de imigrantes judeus (o pai Alberto, Grécia; e a mãe Rebeca, Turquia. Com 14 anos, ainda morador do bairro Silvio Santos começou a vender capinhas para título de eleitor nas ruas da cidade. Com sua voz potente de vendedor ambulante, foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara, que por sua vez, passou em primeiro lugar.
Silvio se tornou locutor e, com o tempo, viu que sua renda não era tão boa quanto a de ambulante. Como Silvio, tinha que atravessar de balsa todos os dias a baia de Guanabara, ele teve uma idéia genial. Juntou sua voz de locutor e seu espírito de vendedor e um microfone, e passou a comercializar seus produtos no interior da balsa.
Em busca de novos ares, o empreendedor saiu da Lapa e foi para São Paulo, onde apresentava espetáculos e sorteios nas caravanas artísticas. Lá, conheceu Manoel da Nóbrega, que também era radialista e tinha o Baú da Felicidade, onde vendia brinquedo a prazo. Mas Manoel, tinha muita dificuldade para manter seu negócio e vendeu o Baú para Silvio.
O novo proprietário do Baú também apresentava um programa chamado “Vamos Brincar” que passaria a se chamar “Programa Silvio Santos”, onde o apresentador aproveitava para fazer a divulgação do seu Baú.
Com o tempo, Senor Abravanel, perdeu espaço na TV, e se viu obrigado a adquirir seu próprio canal de televisão. Assim, nos anos 1970, com a junção de algumas pequenas emissoras, nasceu o Sistema Brasileiro de Televisão.
O empresário tentou a carreira política, mas logo desistiu, porque teria que abrir mão de sua emissora. Em 2006, ele lançou a Jequiti Cosméticos e, no ano seguinte abriu um luxuoso hotel no litoral do Estado de São Paulo, o Sofitel Jequitimar Guarujá.
O empreendedor passou por tempos de crise, quando descobriu um rombo de R$ 4,3 bilhões no seu banco, o Panamericano. Para quitar suas dívidas, Silvio empenhorou seu Baú da Felicidade. Quatro anos depois, com o crescimento da marca Jequiti, Silvio readquiri o Baú.
Hoje, Silvio, além de apresentar o ‘Programa Silvio Santos” aos domingos, é Proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Silvio Santos possui atualmente um patrimônio avaliado em 4 bilhões de dólares.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS