FOLHA DO CENTRO - ESTÁ COMPLETANDO 24 ANOS EM AGOSTO Edição N° 274 - Julho de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Livro ‘História do Rio em 45 objetos’ é lançado no Museu Histórico Nacional

O livro História do Rio de Janeiro em 45 objetos, da Editora FGV, foi lançado no Rio de Janeiro e traz à luz percepções e vivências dos processos sociais da cidade testemunhados por vários objetos. A obra procura sublinhar a diversidade da experiência urbana na cidade.
A vida social de 45 objetos reunidos no livro convida o leitor a mergulhar na história da cidade. Os 45 objetos selecionados foram tomados como agentes da história, não necessariamente por alguma excepcionalidade das peças, e sim pela busca de uma aproximação íntima com a vida urbana. São apresentados no livro as respectivas biografias tornando-se personagens cariocas através dos olhares da história, da história da arte e da museologia.
Organizado por Paulo Knauss, Isabel Lenzi e Marize Malta, cada capítulo do livro gira em torno de um objeto que serve a um recorte temático sobre uma época ou aspecto da história e da cultura da cidade. Dentre os objetos preservados em 31 instituições do Rio de Janeiro, retratados e biografados no livro por 49 autores, dois ganham destaque, importância e uma “homenagem póstuma”: o Esqueleto de baleia e o Vaso de cerâmica Tupinambá. O primeiro destruído no incêndio do Museu Nacional e o segundo ainda não localizado desde a ocasião, e refletem a necessidade da conservação do patrimônio histórico do Brasil, atribuindo mais relevância a obra.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS