FOLHA DO CENTRO - ESTÁ COMPLETANDO 24 ANOS EM AGOSTO Edição N° 273 - Junho de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Exposição gratuita conta a história dos serviços urbanos no Rio de Janeiro no século XX

Iluminação pública, transporte, gás, telefone, energia elétrica. Foram muitas as novidades que chegaram à população no início do século XX. Mas o que mudou na vida das pessoas e no fluxo da cidade? Como todas as novidades eram anunciadas naquela época? Esses são os temas da exposição “Rio – Energia em Movimento” que fica em cartaz no Centro Cultural Light entre os dias 10 de maio e 30 de agosto.
A mostra conta com 164 imagens que fazem parte do acervo histórico da Light. Entre elas, fotografias de Augusto Malta, propagandas antigas e recentes, além de exemplares da Revista Light, que circulou no início do século XX.
Um dos pontos mais divertidos da exposição é observar as paisagens no Rio de Janeiro antigamente, retratadas pelos olhos do fotógrafo Augusto Malta e fazer uma comparação com fotografias atuais dos locais, tiradas pelo fotógrafo contemporâneo André Cyriaco, em 2018. Muitas obras na cidade, construção de usinas, mudanças no tipo de transporte. Uma verdadeira viagem no tempo.
Outras curiosidades são as propagandas que aparecem na Revista Light, entre 1928 e 1940. As propagandas incentivavam a população a usufruir dos benefícios trazidos pela energia, telefone, gás e transporte público. Eram uma verdadeira inovação para a época e tinham o objetivo de mostrar ao cliente que aqueles serviços estavam ao seu alcance e facilitariam seu dia a dia.
A mostra “Rio – Energia em Movimento” faz um paralelo entre essas propagandas antigas e outras mais recentes, que já abordam os temas de uma forma mais preocupada com o desperdício e o uso eficiente da energia elétrica. Isso fica claro quando são apresentados cômicos anúncios da década de 1990, época em que o país começou o movimento de conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica.
A última parte da exposição faz um convite para a reflexão sobre três temas importantes para o setor elétrico e que têm impacto para toda a sociedade, são eles eficiência energética, segurança na rede elétrica e combate ao furto de energia, os famosos “gatos”.
Estela Alves, especialista de marketing do Instituto Light, afirma que “Rio – Energia em Movimento surgiu da vontade de expor uma parte das imagens do rico acervo da Light. Além de querer mostrar para as pessoas um pedacinho da história do desenvolvimento dos serviços públicos no Rio”. A mostra vai compartilhar conhecimento e história em um só lugar. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de agosto. O Centro Cultural fica localizado no prédio centenário e sede da Light, na Avenida Marechal Floriano, 168. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS