FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 273 - Junho de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Falando da Cidade  
Carlos Augusto da Cidade - carlosaugustodacidaderj@gmail.com

 

Praça Mauá terá telão durante Copa América
Durante seis dias, a Praça Mauá terá um supertelão em alta definição com transmissão ao vivo dos jogos da Seleção na Copa América. Haverá também trio elétrico, onde acontecerão shows de estrelas da música brasileira e apresentações de DJs, além de foodtrucks e um bar temático. A entrada é gratuita. A festa começa no dia 14/06, data de abertura da Copa América 2019, que chega à sua 46ª edição, sendo a quinta no país. Uma das atrações será o sambista Diogo Nogueira que irá anima a torcida no dia 02 de julho.

Pequena África poderá ser protegida por lei
A região do Cais do Valongo poderá ser ainda mais valorizada. O reconhecimento está previsto em um projeto aprovado pela Câmara Municipal da cidade. O texto ainda será analisado pelo prefeito. Se for sancionada, a lei exigirá reparações pelos crimes de escravidão, como a instalação de um Memorial da Diáspora do Africano e a reconstrução de ladeiras, becos e vielas de acordo com as características originais. O perímetro demarcado é de 1,13 quilômetro quadrado entre os bairros de Santo Cristo, Gamboa e Saúde, abrigam sítios arqueológicos como o Cemitério dos Pretos Novos. A região também é endereço de centros culturais, como o José Bonifácio e a Casa da Tia Ciata.

Policiais recuperam estátua roubada
Policiais do programa Aterro Presente, que são responsáveis pelo patrulhamento do Aterro do Flamengo, recuperaram parte da estátua ‘Os Escoteiros’, que foi furtada na Praça do Russel, no bairro da Glória, no dia 23 de maio. A escultura de bronze foi encontrada entre as pedras da praia do Flamengo, próximo à Marina da Glória. O monumento estava sem os braços quando foi encontrado pelos agentes. O chapéu da estátua e a bandeira também não foram encontrados. Os pés ficaram presos na base original onde se localizava o monumento. De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação, só este ano, sete monumentos foram furtados na cidade do Rio.

São Jorge e São Sebastião são oficialmente padroeiros do Rio.
O Estado do Rio passa a ter oficialmente agora dois padroeiros: São Jorge e São Sebastião. A lei foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial. São Jorge, o “Santo Guerreiro”, é também padroeiro da Inglaterra, Portugal e Catalunha. São Sebastião era padroeiro apenas da capital carioca. O texto recebeu uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB), argumentando que em algumas religiões de matriz africana Jorge e Sebastião são ligados aos irmãos orixás Ogum e Oxóssi. Por isso, considerou justo que compartilhassem o posto de padroeiros do Rio.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS