FOLHA DO CENTRO - ESTÁ COMPLETANDO 24 ANOS EM AGOSTO Edição N° 269 - Fevereiro de 2019.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Advogado Dr. Marcelo Pinheiro faz uma revolução na administração do Edifício Avenida Central

Por: Débora Ericka
Com 57 anos de existência o edifício Avenida Central localizado entre a Avenida Rio Branco e o Largo da Carioca, onde pulsa o coração da cidade, passou os últimos dois anos investindo em reformas na infraestrutura do prédio e em sua gestão, tendo em vista a herança de dívidas pretéritas de quase 3 milhões de reais. Hoje seus condôminos percebem e elogiam as melhorias implantadas na gestão de 2016/2018 e que são continuadas no biênio 2018/2020. Assim, com otimismo e os pés no chão, o Dr. Marcelo Pinheiro, advogado e síndico do edifício narrou a trajetória do prédio mais requisitado do centro da cidade, diante da responsabilidade que foi inovar toda a estrutura que o compõe.
No passado, o Avenida Central era o Hotel Avenida fundado em 1908, no térreo do hotel localizava-se a tão famosa Galeria Cruzeiro, ambos foram demolidos em 1958 e no lugar se construiu o primeiro edifício em estrutura metálica do centro, sendo erguidos 34 andares e mais de mil salas o que lhe rendeu a fama de “Shopping Avenida Central”. Quando questionado sobre essa popularidade do edifício, o sindico atribui esse conceito como uma ideia antiga, negando que ele seja, ressalvando, no entanto, que é inegável sua grandiosidade, que é referência arquitetônica da cidade e tradicional centro de negócios.
A partir de 2016 o prédio passou por grandes reformas que visaram à melhoria e modernização da parte interior da construção, alcançando um patamar que se aproxima das políticas nacionais de preservação ambiental. Marcelo Pinheiro comenta essa empreitada: “Eu não tomo nenhuma decisão sem o aval dos conselhos, todas as ações dependem de uma aprovação, dessa forma atualizamos o conceito de gestão. Foi através da gestão compartilhada que a administração cumpriu todas as metas previstas para o seu encargo e restaurou para o Avenida Central o crédito de um dos prédios mais pleiteados da região central. Conseguimos realizar o descarte do Óleo Askarel que causa dano ao meio ambiente, substituindo por transformadores mais modernos. Trocamos a empresa de segurança, diminuímos a receita com a redução do número de funcionários gerando uma economia de mais de 50% nos gastos do condomínio.” E dentre as reformas de natureza econômica do edifício está a redução dos gastos com energia elétrica com a migração para o mercado livre.
Os condôminos que o reelegeram, em uma assembleia com recorde de comparecimento e votantes, comentam as melhorias no prédio “Seguramente, a atual gestão, comandada pelo Dr. Marcelo Pinheiro, está imprimindo mudanças positivas no edifício, através da modernização das instalações físicas, implementação de novas tecnologias que facilitam a vida dos condôminos e gestão de custos.” Comenta um dos empresários do edifício.
O edifício Avenida Central foi pioneiro no projeto de segurança que visa à instalação de câmeras com transmissão instantânea para a polícia militar, chamado de “Projeto luz azul”, inspirado nos modelos internacionais de vigilância e proteção “Green Light”, tornando o prédio e o entorno mais seguros. Esse programa ainda está em fase de implementação, mas promete melhorar o cenário de segurança do Centro.
O maior reclame dos condôminos e entrave para a gestão, atualmente, remete ao comércio de vendedores ambulantes que congestionam o fluxo de calçada, a entrada do condomínio e compromete o bom desempenho das lojas legalizadas, que arcam com uma carga tributária pesada. Por outro lado, há que a crise econômica do país obriga a procura de meios alternativos de sobrevivência e como consequência o aumento desse tipo de atividade. É necessária uma solução conjunta da sociedade. Para abrir esta discussão, o síndico realizará o segundo encontro de autoridades em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança (Centro, Lapa Aisp 5) convida a sociedade civil, as autoridades municipais e estaduais e, em especial, tendo em vista a vocação turística da localização do Condomínio Avenida Central, o secretário de turismo do estado, que será convidado a participar do evento.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS