FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 266 - Novembro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Tecnologia  
Aplicativo “Museu do Ontem” resgata a história da Zona Portuária

Colaborou: Carlos Oliveira
A Zona Portuária do Rio de Janeiro tem um passado rico, incrível e cheio de histórias que vão além do que está nos livros escolares. Pensando nisso a Agência Publica lançou um aplicativo para dispositivos móveis, o “Museu do Ontem”.
O app é mais um lançamento dos LABs – Laboratórios de Inovação em Jornalismo, realizados na Casa Pública, no Rio de Janeiro. Ele mistura jornalismo, arte, tecnologia e uma pitada de um jogo que viralizou no Brasil, “Pokemon Go”. Tudo isso para levar ao púbico uma nova visão sobre a área onde foi instalado o Porto Maravilha, um dos símbolos da Olimpíada no Rio.
Foi naquela região que desembarcou a família real portuguesa em 1808, que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888, acabando com a escravidão e onde foi proclamada a República, em 1889. Mas foi ali também que funcionou o maior porto negreiro das Américas, que recebeu mais de 700 mil negros escravizados, e onde o presidente João Goulart fez o comício central.
Com o aplicativo, você pode ser o investigador desse passado secreto. Esses e outros fatos podem ser descobertos ao explorar o Porto a pé com o app, guiado pelo mapa atual e também por um mapa do ano de 1830. Mas atenção! Para viver a experiência Museu do Ontem você precisa estar na área portuária do Rio. Diferentemente de outros aplicativos, o Museu do Ontem não permite aumentar, diminuir ou mover o mapa. Ele mostra somente o que está realmente próximo a você.
Para descobrir os segredos do porto, você deve ir até o local mais próximo marcado no mapa. Quanto mais você andar, mais partes do mapa serão conquistadas.
Para quem não está no Rio de Janeiro, o app também pode ser usado. No menu lateral, o usuário pode clicar em “Tour Virtual”, e então poderá caminhar onde estiver. A cada 50 metros caminhados, o usuário consegue acessar uma nova história. O usuário pode selecionar entre três tours: Tour do Terror, Tour do Samba e Tour da Corrupção.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS