anuncie na Folha do Centro - ligue - (21) 96471-7966 Edição N° 265 - Outubro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

São Clemente, de time de futebol à uma das escolas de samba mais queridas da cidade completa 57 anos

Colaborou: Carlos Olivira
Neste mês de outubro, o G.R.E.S. São Clemente completa 57 anos de história no carnaval carioca. Orgulho do bairro de Botafogo, a escola foi carinhosamente adotada pelo Centro da cidade quando instalou sua quadra de ensaios na Av. Presidente Vargas. A escola nasceu de forma curiosa, vindo de uma equipe de futebol, o São Clemente Futebol Clube. Em1952, o time se reuniu na Rua São Clemente, onde se preparava para uma disputa de campeonato. Enquanto aguardava o ônibus que levaria o grupo, Ivo Gomes, um dos jogadores, avistou, na porta de uma quitanda, duas barricas vazias, que imediatamente transformou em instrumentos de percussão, iniciando ali mesmo uma batucada.
Naquele momento, os jogadores, motivados por Ivo tiveram a idéia de criar um bloco carnavalesco para desfilar pelas ruas do bairro. No ano seguinte, o Bloco São Clemente desfilou com as cores preto e amarelo, sendo a primeira agremiação a adotar o preto como cor oficial.
Em 1961 foi feita a transição de bloco para escola de samba, após a São Clemente ter sido aprovada em um desfile de avaliação. A escola ao longo dos anos notabilizou-se pelos enredos cheios de bom humor e críticas sarcásticas aos mais diversos temas. Um dos grandes nomes da escola é Renato de Almeida Gomes, filho do fundador Ivo Gomes. Renatinho, como é conhecido, participa ativamente dos desfiles da agremiação desde os dez anos de idade. Já participou da comissão de frente, foi diretor de bateria, diretor de esporte e vice-presidente até chegar à presidência em 2002, onde permanece. Na sua gestão, a escola conquistou três dos seus cinco títulos, em 2003, 2007 e 2010.
Para o próximo ano, com o samba-enredo “E samba sambou”, a escola completa 21 participações entre as grandes escolas do Grupo Especial. A São Clemente será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..