FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 264 - Setembro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Página da Saara  

Lojas da Saara se movimentam para o dia de Cosme e Damião
As principais lojas de doces da Saara, no Centro do Rio, já se preparam para o Dia de Cosme e Damião, comemorado em 27 de setembro. Maria-moles, cocadas, suspiros, doces de abóbora e mariolas já estão expostos à venda nas diversas lojas do gênero. O Comércio da Saara é um dos destinos mais procurados nessa época do ano. No dia de São Cosme e Damião, as pessoas devotas dos santos gêmeos distribuem doces para crianças.
O comércio se movimentar para a data, com a finalidade de atender a todos que buscam comemorar a tradicional data. As lojas recebem encomendas esperando vendas na mesma proporção que o ano passado.
Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C. Eles praticavam a medicina e alcançaram, por isso, grande reputação. Não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços e foram por isso chamados de anargiras (avessos ao dinheiro), dessa forma, eles trouxeram muitos novos adeptos para a fé cristã. Eles se mantiveram constantes sob tortura e, segundo a lenda, não sofriam nenhum ferimento por água, fogo, ar, nem mesmo na cruz, até que foram decapitados por uma espada. Acredita-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé.
Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Extraordinário. Na Igreja Ortodoxa são celebrados no dia 1 de novembro e também em 1 de julho pelos ortodoxos gregos. Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS