FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 262 - Julho de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Carioca da Gema, Símbolo da Lapa, completa 18 anos

Quando foi inaugurado no ano de 2000, o Café Musical Carioca da Gema aportou em uma Lapa bem diferente dos dias atuais. A vida boêmia do bairro se exibia de maneiras diversas pelas ruas, bares e restaurantes. Porém, nessa época ocorriam poucas atividades artísticas e culturais no bairro, se comparado aos tempos de hoje.
A Lapa se tornou um mosaico de tendências culturais com a chegada, além do Carioca da Gema, de espaços como o Rio Scenarium, o extinto Bar Semente, e outras casas do gênero, contidas junto aos consagrados Circo voador e Fundição Progresso. “Nós ajudamos junto com toda essa rapaziada a fazer daqui o local mais boêmio, mais cultural e mais musical do Rio de Janeiro”, expõe Thiago Cesário Alvim, sócio-proprietário do Carioca da Gema.
A casa de samba apresenta o que há de melhor da música popular brasileira, e é renomada pela exclusiva programação musical, pela originalidade artística e pela inovação na área da gastronomia. Uma visita ao Carioca da Gema é uma reunião especial de qualidade entre ambiente, serviço, música e gastronomia, com os melhores artistas e músicos do cenário atual.
O Carioca da Gema se fez pelo pioneirismo em ocupar antigos casarões do bairro, para apresentar um novo cenário musical popular. De acordo com o proprietário, já passaram mais de mil artistas pelo palco do Carioca da Gema. “Milhares de pessoas já se apresentaram aqui. Nosso casting musical é em torno de 200 pessoas por mês. A gente dá alegria para milhares de clientes. Muita gente já passou por aqui nesses 18 anos e isso é motivo de muito orgulho”, conta Thiago Alvim.
Durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o Carioca da Gema foi uma das casas mais celebradas na Lapa, procurada por visitantes do mundo todo, em busca de música, culinária e cultura popular carioca. “Toda a festa que estava acontecendo no Brasil por conta da Copa veio parar dentro das nossas ruas, com as torcidas fazendo festa . A Copa do Mundo foi o ápice da Lapa. Foi um marco de maior concentração de pessoas aqui na região”, lembra Thiago.
Atualmente, a casa já se enraizou no contexto cultural e gastronômico da Lapa e do Rio de Janeiro. Os dois andares do histórico casarão, conseguem unir o samba, à extraordinária gastronomia nacional e apresenta desde os tradicionais petiscos de boteco aos pratos mais elaborados. Segundo Thiago Alvim, o Carioca da Gema se orgulha de ter “a cerveja mais gelada do Rio de Janeiro, comida boa e honesta e uma música de qualidade num ambiente muito bem cuidado”, relaciona Thiago.
Sobre a atual crise que vem desaquecendo o comércio carioca, o proprietário do Carioca da Gema afirma que “desde 2014, o país, o estado e a cidade vêm sofrendo, com más administrações públicas, com problemas de corrupção, de desvio de dinheiro, gente despreparada comandando a cidade, e isso trouxe um empobrecimento, trouxe um desemprego e trouxe um menor poder aquisitivo para o carioca e para a cidade, que está mal cuidada, e isso afeta também o turismo”, diz Thiago, destacando o trabalho realizado pelo Lapa Presente. “A Lapa é uma exceção dentro da cidade, porque a gente tem o Lapa Presente. É um Projeto vitorioso que nos dá segurança e graças a Deus toma conta da gente”, conclui.
O Carioca da Gema fica na Avenida Mem de Sá, 79 - Lapa. A casa funciona de domingo a domingo, com horários entre 19h e 04h. Tel. 2221-0043.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS