FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 261 - Junho de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Biblioteca Nacional é reinaugurada no Centro

Há quase dezoito meses que o suntuoso prédio da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro estava escondido atrás de grandes tapumes e redes de proteção. A magnífica construção no Centro da cidade passou por uma grande reforma e agora está de volta à paisagem e ao cotidiano cultural e arquitetônico do Centro. Esta foi a maior obra já realizada no imóvel, desde a sua inauguração, há 110 anos. Antes da reforma, as condições do imóvel eram preocupantes, e pedaços da fachada chegaram a cair do prédio, assustando pedestres.
A biblioteca é considerada a maior da América Latina e a sétima maior do mundo. As obras das fachadas consumiram cerca de R$ 1,7 milhão, com recursos provenientes do Fundo Nacional da Cultura, por meio do PAC das Cidades Históricas, sob a fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o imóvel é tombado desde 1973.
Durante as obras, foi feita a aplicação de películas com filtros ultravioletas nos vidros, para a proteção do acervo contra o excesso de luminosidade e deixar o ambiente interno mais confortável. O Jornal Folha do Centro faz parte do acervo da Biblioteca Nacional, onde todos os seus exemplares estão arquivados e catalogados como parte da memória nacional.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS