FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 261 - Junho de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Real Gabinete Português comemora 181 anos e é considerada a quarta Biblioteca mais bonita do planeta

O Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, completou 181 anos e marcou a data com uma solenidade na qual participou, entre outros convidados, o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral. A cerimônia serviu igualmente para dar posse à nova diretoria do Real Gabinete, sob a presidência de Francisco Gomes da Costa. A instituição é a associação mais antiga criada pelos portugueses no Brasil após a independência.
Atualmente, o Real Gabinete conta ao menos com 350 mil volumes em seu acervo. Possui a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. O Real Gabinete já entrou na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo. A seleção foi feita pela revista “Time”, e inclui edifícios históricos como a antiga biblioteca da Trinity College, em Dublin; a biblioteca de Alexandria, no Egito; e a famosa biblioteca pública de Nova York. O Real Gabinete, no Centro do Rio, aparece na quarta posição no ranking mundial.
O número 30 da Rua Luís de Camões, é o endereço de um dos mais belos edifícios da cidade, considerado uma das joias do acervo de prédios antigos do Centro. Em 1837, quando a instituição foi fundada, o Rio de Janeiro já não era há 16 anos capital do reino de Portugal, e o Brasil era independente há 15 anos, mas a influência portuguesa e a transformação da cidade já estavam mais do que dadas. Foi quando um grupo de 43 imigrantes decidiu por criar uma biblioteca para troca e ampliação de conhecimentos de seus sócios e dar oportunidade aos portugueses residentes de rememorar, ilustrar e viver o espírito lusitano no Rio.
O prédio foi aberto à visitação pública em 1900, e o elenco de visitantes ilustres do passado não deixa à desejar, pois era comum encontrar nomes como Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio percorrendo suas prateleiras atrás de volumes ou livros raros. O local hoje abriga, além dos mais de 350 mil livros estrangeiros e nacionais, uma vasta coleção de pinturas.
Mais do que a quarta biblioteca mais bonita do mundo e de possuir esse impressionante acervo, o Real Gabinete Português é também um centro de estudos, e por esse motivo oferece uma porção de cursos, conferências e palestras, em sua maioria ligada à literatura, com especial enfoque na cultura e na produção luso-brasileira. Além de visitar ou estudar, é possível se associar à instituição, como pessoa física ou jurídica, e com isso ganhar uma série de privilégios, como usar a biblioteca, participar dos cursos e atividades, votar na assembleia, além de poder levar para casa exemplares do acervo por até 15 dias, contato que tenham sido publicados depois de 1950 além, é claro, de manter viva essa joia da cultura e da arquitetura no coração do Rio de Janeiro. O Real Gabinete Português de Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18hs.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS