FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 260 - Maio de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Catedral Presbiteriana no Centro lança campanha para restaurar suas fachadas

A Catedral Presbiteriana, o belo templo protestante localizado na Praça Tiradentes, espera transformar o obrigatório imposto de renda em doações para salvar as suas fachadas, que estão sofrendo um processo de deterioração. A restauração se justifica, pois há elementos arquitetônicos em processo de desprendimento, como arestas, quinas e ornatos aplicados.
O valor total do restauro é de R$ 2.185.651,60. A ideia é mobilizar doadores ‘pessoa física’ que podem dispor de até 6% do Imposto de Renda devido até 28 de dezembro de 2018. Para quem tem imposto a restituir, o valor doado será adicionado à restituição do próximo ano; já quem tem a pagar, o valor será subtraído da quantia a ser paga no ano seguinte. O passo a passo completo sobre como fazer a doação está disponível no site da campanha: www.abrace.catedralrio.org.br.
Empresas podem ainda patrocinar o projeto com 100% de isenção fiscal por meio da Lei Rouanet e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e doações diretas na conta da Catedral Presbiteriana também serão muito bem-vindas. “Estamos esperançosos que muitas pessoas, religiosas ou não, possam contribuir um pouco para que realizemos essa obra. A restauração das fachadas é importante não apenas para os membros da Igreja, mas também para todos os cidadãos do Rio de Janeiro, pois o templo é um patrimônio arquitetônico e histórico da nossa cidade”, diz o Reverendo Jorge Patrocínio, Pastor Efetivo da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro.
Exemplar de arquitetura religiosa, em estilo neogótico, a Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1943. Como um inquestionável reconhecimento da sua importância, o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro (Inepac) tombou a igreja em 2008. Sua ficha de tombamento assim descreve o prédio e sua relevância: O valor do templo para a sua comunidade religiosa pode ser atestado pela persistência em concluí-la de acordo com o projeto original. A implantação da Catedral em local de grande visibilidade e o estilo neogótico de sua edificação, fazem-na um marco da área da Praça Tiradentes.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS