FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 260 - Maio de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Dia do Sapateado é comemoradona Casa Porto, na Saúde -

No mês de maio é comemorado o dia internacional do sapateado. Para celebrar a data, acontece no dia 28 de maio às 17h, na Casa Porto, o evento “Memórias do Sapateado do Samba”. A atividade pretende ser uma roda de conversa e samba em que o sapateado seja a temática para despertar memórias “sambísticas”, históricas e sociais e trazer um olhar crítico sobre aspectos que desvalorizam a cultura local.
A arte do Sapateado foi mundialmente difundida pela indústria cinematográfica americana e seus musicais. Para muitos, a linguagem do sapateado é associada apenas à cultura estadunidense dos sapatos de couro com as sonoras chapinhas de metal no solado. Porém, existem diversificadas formas de se sapatear e em diversificadas culturas, como a cultura do Samba Carioca por exemplo.
No evento, será apresentado video “Samba no Pé” com argumento do sambista Elton Medeiros sobre a existência de um sapateado específico da cultura carioca do samba mas, que no entanto, esse mesmo sapateado vem caindo no esquecimento das manifestações e do imaginário popular.
Estarão presentes no evento, o acadêmico Zeca Ligiéro, coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEEPA), da UNIRIO. A presença do historiador Luiz Antônio Simas ainda não foi confirmada. A intermediação será de Helena Teodoro, Phd em História Comparada.  
Para concluir a roda de conversa, será realizada uma roda de samba em que serão apresentadas composições consagradas e composições autorais que dialogam com o tema Sapateado. Também será apresentado no repertório, o Jongo e o samba de côco e terá a participação do Movimento Samba na Fonte. O evento é voltado para professores, professores de Dança, estudiosos da dança e samba, artistas e público em geral. Confirmação e contato: sapateadodosamba@gmail.com
Como parte das comemorações, o Projeto Dançarte irá promover uma oficina de Sapateado e Percussão Corporal.  A oficina pretende compartilhar a prática da artista Munique Mattos com o sapateado do Samba. Nesta atividade o sapateado será apresentado em sua diversidade cultural, indo do samba de côco ao tap dance, ou sapateado americano. Além dos pés o corpo inteiro, serão apresentados células de percussão corporal, ou seja, da arte de fazer sons percussivos do samba pela atitude de palmas, estalos e até a voz. A Oficina será no dia 28 de maio às 18h no Projeto Dançarte. Informações: 2222-0848.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS