FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 260 - Maio de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Papo de Samba  

Anderson Paz é o novo intérprete da Vizinha Faladeira
A Vizinha Faladeira, escola do Santo Cristo que conquistou o quarto lugar da Série B, prossegue com a contratação de mais um grande profissional para o Carnaval 2019. Trata-se do intérprete Anderson Paz, que junto com o carro de som da Pioneira, será a voz oficial da azul, vermelho e branco no carnaval 2019. Anderson, que frequenta o bairro do Santo Cristo há mais de 20 anos, foi a surpresa que o presidente David dos Santos e a diretoria apresentaram à comunidade em um feijoada na quadra da escola com componentes e segmentos da Vizinha.

Mangueira enfeita o Rio de verde e rosa
A Estação Primeira de Mangueira acabou de completar 90 anos. Para celebrar a data, a cidade se iluminou com as cores verde e rosa em homenagem à agremiação. As celebrações começaram com uma missa aos pés do Cristo Redentor, que recebeu a iluminação especial. Outros pontos também foram iluminados de verde e rosa, como o Estádio do Maracanã, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, no centro da cidade. Parabéns Mangueira!
 
Quitéria Chagas volta a reinar no Império Serrano
Uma das novidades do Império para o carnaval 2019 será a volta de Quitéria Chagas ao posto de rainha de bateria da escola. A musa já reinou à frente da bateria da escola entre 2006 e 2010 e também em 2013. Quitéria estava desfilando há dois anos como rainha da escola, apresentando o Império no sambódromo. A escola ainda não divulgou a data da coroação, mas já está nos preparativos para a festa.

Roda de Samba na Pedra do Sal comemora dez anos
 A roda de samba da Pedra do Sal é uma das mais animadas da cidade. Por meio de articulação da Rede Carioca de Rodas de Samba junto à Secretaria Municipal de Cultura, a roda de samba Pedra do Sal inicia as comemorações de seus dez anos agora em maio. Com recursos da Lei de Incentivo, o projeto vai até junho e terá três rodas festivas com convidados especiais, mostra fotográfica e um ciclo de palestras em escolas municipais. Hoje, é dia de receber Marquinhos Diniz, filho de Monarco e autor das famosas letras “Caviar” e “Dona Esponja”, interpretadas por Zeca Pagodinho e outros mestres do samba.
O samba é gratuito e para quem ainda não sabe chegar o endereço é Rua Argemiro Bulcão, Largo da Prainha – Saúde, local onde se iniciou a cidade maravilhosa e que atualmente se transformou em ponto turístico, recebendo crianças, jovens, boêmios, terceira idade, cariocas, brasileiros de todos os estados e muitos estrangeiros.  Lá também estarão expostas diversas fotografias sobre esse universo do samba, contemplando esse ritmo que tanto representa o Brasil e também a cultura das memórias africanas.
O projeto também vai receber as filhas de Chiquinho Vírgula, em maio, e o compositor e cantor Mingo, em junho.  E para continuar o legado de representatividade da cultura negra, os integrantes da roda irão a três escolas públicas da cidade fazer palestras e contar um pouco da história deste local onde houve comércio de escravos, mas também nasceram o batuque, o jongo e o partido alto.
. A Pedra do Sal possui simpáticos casarios coloridos, ladeados por uma escadaria e a histórica ladeira de pedra. O samba atrai turistas e jovens de vários bairros da cidade. Todos os anos no Dia Nacional do Samba,  02 de dezembro, integrantes do quilombo da Pedra do Sal celebram a lavagem da Pedra. Quem põe a mão na massa são grupos de candomblé e membros do bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi. Há rodas de samba, de capoeira, culinária temática, exibição de filmes e palestras. A Pedra do Sal   faz parte da região conhecida por “Pequena África”, que se estendia do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova. Nas festas nas casas de escravos tocava-se o choro com flauta, cavaquinho e violão. No quintal, acontecia o samba rural, batido na palma da mão, no pandeiro, no prato-e-faca. Foi ali que nasceu o samba urbano carioca, que surgiram sambistas populares e antigos ranchos carnavalescos.




 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS