FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 259 - Abril de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Falando da Cidade  
Carlos Augusto da Cidade - carlosaugustodacidaderj@gmail.com

 

Eleitor tem até 09 de maio para regularizar o Título
Vai até nove de maio o prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o eleitor regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral e poder votar nas eleições deste ano. E, embora o prazo pareça distante, os Cartórios Eleitorais do Rio já registram aumento na procura de regularização do título no Tribunal Regional Eleitoral. A recomendação do órgão é que as pessoas antecipem a regularização para não deixar para última hora. Até a data, as pessoas que ainda não têm o Título Eleitoral podem fazer o documento e aquelas que já são eleitoras podem pagar multas, regularizar o cadastro biométrico, requerer a transferência do título ou a mudança do endereço eleitoral. A data também é limite para os eleitores que necessitam de atendimento especial, pedirem para votar em uma seção adaptada.

Intervenção Federal no Centro da Cidade
O Exército anunciou que terá patrulhamento fixo em três locais considerados estratégicos na cidade: Copacabana, Botafogo e no Centro. As Forças Armadas fazem reconhecimento do local e ainda não se instalaram permanentemente, mas as viaturas já estão circulando pelo bairro. No início da intervenção, as Forças Armadas afirmaram que não fariam patrulhamento. No Centro da cidade, equipes foram vistas na Avenida Presidente Vargas e em frente à Igreja da Candelária. O presidente da República, Michel Temer, afirmou que ouviu as necessidades econômicas do gabinete de intervenção e confirmou que vai destinar R$ 1 bilhão para a intervenção federal na segurança. O presidente está otimista quanto ao resultado do trabalho de segurança no Rio.

Marielle, Presente!
A Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco, assassinada em março. Estavam presentes na cerimônia Anielle Silva, irmã da vereadora, e Monica Benício, companheira dela. As duas foram convidadas a sentar à mesa e cerraram os punhos para gritar “Marielle presente” durante o discurso da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), que convocou a sessão. Muito abalada, Monica chorou durante a execução do Hino Nacional, sentada ao lado de um cartaz com a imagem de Marielle que foi colocada no plenário junto com as de outras vítimas de violação dos direitos humanos no país. Também foi lembrado o motorista Anderson Gomes, morto junto com Marielle. No discurso, Erundina disse que a sessão foi dedicada a homenagear todas as vítimas da violência social e institucional de responsabilidade do governo.

Aula de história dos povos Africanos no Cais do Valongo
O Cais do Valongo, na Zona Portuária, foi o marco escolhido para o início do Circuito das Memórias Afetivas, lançado pela Prefeitura do Rio, no dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Com visitação a pontos que retratam a relação da cidade com a África, o programa é direcionado a alunos do 9º ano da rede municipal, conduzidos pelos próprios professores de história. Depois do Valongo, os alunos seguiram para a Pedra do Sal e o Morro da Conceição, onde conheceram o Observatório da UFRJ, a Fortaleza do Morro da Conceição e o antigo Palácio Episcopal, com a aula de campo terminando na Praça Mauá. No circuito, os professores destacaram a importância dos pontos percorridos na formação cultural do Rio, adiantando aos alunos que conceitos como a identificação e a valorização da história dos locais onde o povo negro construiu sua trajetória de luta e conquistas seriam trabalhados em sala de aula.

Falta de poda causa prejuízos no Bairro de Fátima
Um vendedor ambulante de salgados teve a sua carrocinha destruída por um galho que caiu da árvore na Av. Nossa Senhora de Fátima. Com as fortes chuvas que caíram na cidade, os galhos ficaram encharcados, e com isso se partiram. A arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano, porém a manutenção deve ser feita regularmente a fim de evitar acidentes. O órgão responsável por esse tipo de serviço é a Fundação Parques e Jardins. No entanto, a Comlurb possui a Diretoria de Serviços em Áreas Verdes, que tem entre as atribuições a poda de árvores. O cidadão pode solicitar esse serviço através do telefone 1746. A manutenção no Bairro de Fátima já foi solicitada.

Corrida Eleitoral
A eleição este ano acontece em outubro e o registro oficial dos candidatos acontece só no mês de agosto. Mas a movimentação de políticos e partidos já é forte em torno de nomes para disputar a sucessão do presidente Michel Temer na Presidência da República. Pelo menos 19 políticos formam uma lista de pré-candidatos declarados ao cargo. Há também políticos que se colocaram à disposição dos partidos, mas ainda não viraram pré-candidatos, e aqueles que já desistiram da disputa. Apesar de as projeções indicarem uma disputa com muitos candidatos, o cenário está, até o momento, tão aberto que dificulta até mesmo antecipar quais deles de fato estarão presente nas urnas. Uma mudança na legislação em 2015 reduziu de um ano para seis meses o prazo para filiação partidária de quem quer disputar a eleição. Isso significa que quem pretende concorrer deve se filiar a um partido político até o dia 7 de abril.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..