FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 259 - Abril de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Memórias do Centro  
“Balança mais não Cai”: um dos ícones habitacionais do Centro do Rio

O lendário edifício “Balança mais não cai”, localizado no centro da cidade, já teve uma fama não muito positiva. Recentemente, ganhou um status mais agradável e hoje tem outro clima. O Balança Mas Não Cai segue de pé, no meio das memórias da Cidade Maravilhosa.
A construção do Edifício começou em 1945. A idéia, ainda na ditadura, era fazer um grande conjunto habitacional na região central da cidade. A inauguração, em 1948, veio junto com um forte boato: diziam, equivocadamente, que o edifício tinha uma falha estrutural e ia desabar a qualquer momento. Mesmo com estudos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ que provaram que não haveria desabamento, a fofoca se espalhou e o apelido ficou até hoje.
Os anos se passaram e os 170 apartamentos (nove por andar) seguiram intactos, sem cair nada. Até o início dos anos 1980, o Balança era habitado por cafetões, prostitutas, traficantes, malandros e mais uma gama de pessoas que não eram muito bem vistas pela sociedade conservadora carioca. Com isso, os apartamentos do prédio foram se deteriorando, perdendo valor de mercado e muita gente mal intencionada, se valendo do abandono para cometer crimes, se mudou para o Edifício.
Nos anos 1950, inspirada na fama do Edifício, a Rádio Nacional criou o programa humorístico “Balança Mas Não Cai”, em que todos os personagens viviam no mesmo endereço e aprontavam muitas confusões. Em 1968, o programa migrou para a TV Globo, onde ficou até 1972. Em meados dos anos 1980 e inicio da década de 1990, começou um processo de revitalização do prédio, realizado pelos próprios moradores. Inadimplência, desordem e outros problemas que afetavam a convivência passaram a não ser mais tolerados e, aos poucos, o Balança Mas Não Cai se tornou um lugar muito mais agradável para se viver. De acordo com moradores, a cada ano que passa o Balança Mas Não Cai se torna um local ainda melhor. Durante o carnaval, por ser próximo ao Sambódromo, o prédio é extremamente concorrido por turistas que querem curtir a folia carioca

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS