FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 257 - Fevereiro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Fala Dr.  
Ginecologista sugere cuidados com a saúde da mulher

O médico ginecologista é um dos profissionais mais importantes para a saúde da mulher. São os profissionais responsáveis em diagnosticar, prevenir, tratar e promover a saúde feminina na parte ginecológica, que inclui a mama e todo o aparelho reprodutor. O Dr. Gustavo Alcides Ayres é ginecologista e diretor técnico do Hospital do Carmo, na Rua do Riachuelo, e está montando no hospital um Centro especializado de atenção à mulher.
Segundo o Dr. Gustavo o serviço trouxe profissionais experientes para cuidar da saúde feminina. “Estamos montando o serviço específico de mastologia aqui no Hospital do Carmo. O serviço está a cargo do Dr. Pedro Aurélio, Dra. Graciara e o Dr. Nelson, que são excelentes profissionais da área. Mastologia é o especialista em mama. Às vezes o ginecologista faz um diagnóstico de câncer de mama, por exemplo, então ele faz o encaminhamento para o mastologista”, explica o Dr. Gustavo.
Segundo o especialista, o Papanicolau é o exame mais difundido, e o foco do exame é o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, que é uma das doenças que mais mata mulheres todos os anos. No exame preventivo anual, está incluído o exame físico realizado pelo ginecologista, e também o exame das mamas. “Dependendo da idade, só o exame físico já é o suficiente. A partir dos 45 anos de idade, já se deve fazer a mamografia anualmente para rastrear o câncer de mama”, considera o Dr.
O diagnóstico precoce do câncer, de acordo com o médico, aumenta em muito as chances de cura. Em relação a idade, o Dr. explica quando a mulher deve começar a se consultar com um ginecologista. “Existe uma grande discussão em torno de qual seria a idade recomendada para que as mulheres comecem a se consultar, mas o ideal é quando a mulher inicia a sua vida sexual”, relata.
Como diretor técnico do Hospital do Carmo, Dr. Gustavo explica as mudanças que estão ocorrendo na instituição. “Todos os dias existem profissionais de ginecologia no hospital. Temos também serviço de cirurgia oncológica, que inclui todas as cirurgias do aparelho digestivo, tórax, cabeça e pescoço e mama. O hospital nos último 8 anos sofreu uma mudança no perfil. O Centro Cirúrgico foi equipado, temos também o serviço de cirurgia vascular, que já faz também cirurgia endovascular, coisa que não tínhamos aqui no Hospital. Temos serviço de ortopedia, temos também agora um tomógrafo novo, estimulamos a emergência clínica, reformamos dois andares do hospital e agora estamos partindo para a instalação de um elevador novo até o primeiro semestre, para modernizar os elevadores antigos, revela Dr. Gustavo. O Hospital do Carmo fica localizado na Rua do Riachuelo, 43, no Centro. O Telefone é 3861-8950.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS