FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 256 - Janeiro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Projeto Dançarte comemora 15 anos com Espetáculos inesquecíveis

O ano que passou ficou marcado pela celebração dos 15 anos do Projeto Dançarte. Inúmeras atividades, como os Saraus Culturais, foram promovidas pelo Projeto para comemorar o ano de aniversário. No tradicional Espetáculo de final de ano, todos os alunos e professores se reuniram em dois dias para apresentar um dos mais marcantes Espetáculos já realizados: o “Dançarte em Festa”.
O Teatro do Liceu, na Praça Onze, ficou praticamente lotado nos dois dias de evento. As filas começavam a se formar horas antes das apresentações, por um público ansioso em conferir as atrações que foram cuidadosamente preparadas e ensaiadas. O espetáculo reuniu um elenco com mais de 150 bailarinos que subiram ao palco para mostrar as diversas modalidades artísticas promovidas pelo Projeto. Este ano o Espetáculo trouxe uma novidade: O grupo de Yoga do Dançarte, comandado pelas instrutoras Amala Pizzolato e Tatiana Buhmhein, iniciou as atividades com uma mensagem de Paz e Gratidão para 2018.
A exibição contou a história de Ana, personagem fictícia de uma menina de rua que encontrou no Dançarte a chance de conhecer a arte da dança. As aventuras de Ana pelo Centro da cidade desencadearam as apresentações dos diversos estilos de dança do Projeto. A bailarina do Dançarte Alana Carvalho foi quem deu vida à pequena Ana. “Foi uma experiência bem legal, pela primeira vez fiz interpretação de Teatro e adorei. Fiquei um pouco nervosa no início mais tudo deu certo e tudo foi muito lindo”, revela Alana.
A direção do Espetáculo ficou por conta da professora Rafaeli Mattos, que destacou o trabalho de toda a equipe. “Tudo foi feito com  muito trabalho, muita dedicação, muito empenho de todos, não só dos alunos, mas de todo o Projeto. Todo mundo correu atrás para fazer o melhor, e o resultado foi bastante satisfatório e para o ano que vem prometemos um Espetáculo melhor ainda”, diz Rafaeli.
O Balé infantil baby foi o primeiro a se apresentar, seguido por outras apresentações como dança Cigana, dança Nordestina, dança de Salão, Jazz, Sapateado entre outros estilos. O coordenador do Projeto Dançarte, Carlos Augusto da Cidade comemorou o sucesso nos dois dias de Espetáculo: “O Dançarte está completando 15 anos de história e resistência na arte da dança, e o Espetáculo este ano foi maravilhoso. A gente percebe que as pessoas gostaram pela reação da platéia aplaudindo com muita animação e também pelos pais que assistiram orgulhosos a apresentação das crianças.”, considera Carlos Augusto, que empreendeu também a campanha “Adote uma bailarina”, que beneficiou alunos mais carentes para participarem do espetáculo.
A professora de Teatro do Dançarte, Giselli Confidenti destacou a dedicação de todos os envolvidos. “A apresentação é o resultado de um trabalho feito durante um tempo. A gente vir aqui se apresentar significa mostrar tudo que nós alcançamos, desde o simples fato de estarmos funcionando, num momento em que toda a cultura está paralisada. As crianças mostraram tudo que elas aprenderam no decorrer do tempo, e também foi ótimo comemorar os 15 anos do Dançarte. Nós estarmos aqui, significa mostrar para as pessoas que é possível realizar, é só ter força de vontade e dedicação que a gente consegue realizar tudo. Agora é só agradecer por tudo de bom que aconteceu este ano”, considera Giselli.  
A tecnologia fez parte das apresentações, com imagens projetadas no palco retratando conhecidos cenários do Centro do Rio. A presidente do Dançarte, Simone Montenegro destacou a importância daquele momento. “É lindo ver desde o inicio as crianças se preparando, ensaiando e todas muito empolgadas com a chegada do Espetáculo. É um momento muito aguardado por todos nós e conseguimos realizar um espetáculo digno e  à altura do que esperávamos. Os figurinos ficaram lindos, as crianças animadas, os professores dedicados e o público nos abraçou com muito carinho”, avalia Simone.
Daniele Abrantes é mãe de uma das alunas do Dançarte e se emocionou com a apresentação da sua filha Alice, de cinco anos. “Eu achei muito legal porque ela entrou no Dançarte há apenas dois meses e já desenvolveu bastante. Aprendeu muito rápido a coreografia e estava linda no palco. Ela disse para nós que não iria contar nada sobre o espetáculo e que tudo seria uma surpresa”, revela Daniele.
Além dos professores, alunos e coordenadores, cerca de 20 voluntários colaboraram com a organização nos dois dias de evento. O Espetáculo teve o apoio dos Supermercados Mundial, que forneceu frutas para o lanche das crianças, do Jornal Folha do Centro e do Liceu de Artes e Ofícios.
Ingrid Brandão é mãe da bailarina Nicole de nove anos, aluna do Dançarte e ficou encantada com as apresentações. “Minha filha faz aula de balé no Projeto e ela estava linda dançando. Ela ficou eufórica e ansiosa com a apresentação. Amei ver a minha filha bem preparada sendo aplaudida e ela estava muito feliz”, conta Ingrid.
O espetáculo encerrou com chave de ouro o ano letivo de trabalhos e atividades do Projeto Dançarte. Ao final das apresentações foi projetado no palco, um bolo de aniversário para comemorar os 15 anos do Dançarte, como plano de fundo da última apresentação, a “Festa de 15 anos” apresentado pela Cia. Dançarte de Balé.
Nos seus anos de existência, o Projeto Dançarte contribui para ampliar e estimular a produção e o consumo da arte e cultura, como conjunto de valores sociais que constroem a cidadania e a inclusão social através da dança. Qualquer pessoa pode participar de alguma atividade do Dançarte, pois o leque de opções é bastante variado com diversas modalidades. Não existem processos seletivos e cada um pode ficar à vontade para escolher a atividade que mais se identifica. Em 2018 o Dançarte continua a todo vapor, com inscrições abertas para todas as modalidades. O Projeto Dançarte fica na Av. Nossa Senhora de Fátima, 22 - Bairro de Fátima, no Centro. O telefone de contato é (21) 2222-0848/ 3806-6368.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS