FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 256 - Janeiro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Papo de Samba  

Contrato com a Série A ainda não foi assinado pela Prefeitura
O ano de 2018 começa bastante apreensivo para as 13 agremiações que compõem a Série A do Carnaval carioca. Há pouco mais de um mês para os desfiles, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Lierj, ainda não assinou o contrato que a Prefeitura havia prometido para meados de dezembro. O documento assinado permite a liberação da verba, que já havia sido reduzida em 50%. Em nota, a Lierj lamentou o descaso com o cumprimento do prazo, já que as tentativas de assinatura do contrato estão sendo negociadas desde junho de 2017. A não assinatura implica num atraso ainda maior no recebimento, fazendo com que as agremiações recebam a verba há poucos dias do carnaval, ou até mesmo depois do desfile. A Lierj ainda precisa da assinatura do contrato para poder planear a venda de ingressos das arquibancadas. No Grupo Especial, o patrocínio de R$ 8 milhões, autorizado pelo Ministério da Cultura, ainda não foi repassado às escolas até o fechamento desta edição.
Globo muda horário do Carnaval por causa de Neymar
A apuração do Carnaval 2018 será antecipada este ano. A Rede Globo, parceira da Liesa e detentora dos direitos de transmissão dos desfiles, pediu que o horário fosse antecipado para às 15h30 do dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. O motivo para a mudança é que na mesma data o jogador Neymar Jr. estará em campo com o PSG X Real Madrid pela Liga dos Campeões da Europa. O jogo começa às 17h45, horário em que tradicionalmente ainda está em processo a escolha da campeã do Carnaval. A expectativa é que a apuração termine às 17h30, ou seja, 15 minutos antes do início da partida. A mudança de horário já foi anunciada para as 13 escolas do Grupo Especial. Na internet o caso gerou polêmica. Muitos internautas estão dizendo que o atacante mudou a “maior tradição brasileira”, já que há apuração vai ao ar sempre no final da tarde.
Recorde: maior bateria do mundo em Copacabana
A Prefeitura promove o ‘Encontro do Samba que reúne a maior bateria do mundo, com cerca de 1.000 ritmistas. O encontro será no sábado dia 06 na Orla de Copacabana. O inédito encontro de ritmistas com os músicos da orquestra terá a execução de clássicos da MPB como “Aquarela Brasileira” (de Silas de Oliveira) e “Não Deixe o Samba Morrer” (de Edson Conceição e Aloísio Silva). A curadoria musical do evento, que começa às 19h, está a cargo de Guto Graça Mello. O palco que sediará o “Encontro do Samba” será no mesmo ponto onde vai acontecer o Réveillon, mas receberá algumas adequações e alterações, a partir do dia 2 de janeiro. Já a base que reproduz um pandeiro com 20 metros de diâmetro não será modificada. Para esse espetáculo será instalada uma plataforma, ao fundo do palco, onde todos os ritmistas ficarão após o percurso pela orla. A Orquestra Petrobras Sinfônica também terá o seu espaço para entrar em cena logo após a performance dos mestres-sala e porta-bandeiras das agremiações, cantores convidados e intérpretes, representantes de cada escola de samba.
Prefeitura anuncia Arena para apresentação de Blocos
A Prefeitura do Rio de Janeiro vai abrir um novo espaço, na Barra da Tijuca, para apresentação de blocos de Carnaval, para onde pretende desviar também aqueles blocos que se apresentavam no bairro. A Arena Carnaval Rio será erguida no Parque dos Atletas, onde foi realizado o Rock in Rio até 2015, na Zona Oeste, com apoio da empresa patrocinadora do Carnaval de rua. A medida, no entanto, desagrada organizações de blocos populares. A medida, no entanto, desagrada organizações de blocos populares. De acordo com a Riotur, empresa municipal responsável pelo calendário de festas, a Arena Carnaval foi pensada como forma dar “conforto” aos foliões e facilitar a logística durante os festejos de momo. O local foi batizado de “Blocodromo” pela imprensa.
Grande Rio traz passista trans pela primeira vez
A cantora Marcelly Morena, será a primeira passista trans da história da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval. Vale lembrar que ela também entrou para a história ao ser a primeira princesa trans da corte do Carnaval de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O feito inédito aconteceu em 2016 e se repetiu neste ano. A Grande Rio será a quinta escola a desfilar no domingo de Carnaval com o enredo “Vai para o trono ou não vai?” em homenagem ao centenário do Chacrinha, de Renato e Márcia Lage. “É uma honra muito grande poder fazer parte dessa família. Estou realizando mais um sonho. Cresci com minha família na quadra dessa escola linda. Que responsabilidade.
COMEÇOU A VENDA DE CAMISAS DO BLOCO ENGATA NO CENTRO
O Bloco Engata no Centro colocou a venda as camisetas para o carnaval de 2018. Elas estão a venda na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 64 - Loja B - Dani Móveis, tel. 3852-5860 - R$ 25,00 cada.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS