FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 256 - Janeiro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Projeto Dançarte  
Gafieira Elite recebe mostra de Teatro Dançarte


O ano de 2017 ficou marcado pela realização das mostras de Teatro do Projeto Dançarte. O último evento do ano foi realizado na sede da Gafieira Elite, no Centro, com a apresentação de duas montagens teatrais interpretadas pelas crianças e adolescentes, alunos do Projeto.
A direção das duas peças foi da professora de Teatro do Dançarte, Giselle Confidenti. “Foram quase dois meses de ensaio, mas na verdade eu não privilegio muito os ensaios em si, pois eu acredito que o processo é muito mais importante, porque se o aluno estiver bem preparado ele consegue improvisar e fazer tudo na hora. O Dançarte tem crianças, jovens e adultos  muito talentosos e a gente trabalha com  o talento de cada um”, conta Giselle.
Durante a mostra, que começou às 19h30, foi apresentada a peça “A casa bem assombrada”, texto de Giselle Confidenti, e a montagem “Dom Quixote”, texto original de Miguel de Cervantes, adaptado também por Giselle.
O palco da gafieira Elite, que geralmente é usado para shows, foi transformado em palco de Teatro para receber as duas montagens teatrais. “Tivemos que improvisar tudo, e isso foi ótimo porque faz parte da vida do artista, e é bom que os alunos vão desde cedo aprendendo a improvisar e a criar. A gente se virou, criou o palco, o cenário  e deu tudo certo, foi muito satisfatório e o resultado foi ótimo”, declara Giselle.
As mostras de Teatro promovidas pelo Dançarte objetivam fomentar a cultura teatral e trazer os alunos para se familiarizar com apresentações públicas. A entrada é sempre gratuita e aberta ao público.
A proposta é uma iniciativa do Projeto Dançarte, com a finalidade também de popularizar o acesso à peças teatrais, além de incentivar os alunos a se dedicam com atenção visando as apresentações. As mostras de teatro do Dançarte fazem com que as pessoas envolvidas tenham maiores conhecimentos das artes cênicas, além de despertar o interesse de pessoas em ingressar nessa área, se inscrevendo para participar das aulas.
A escolha das peças a serem apresentadas, seguem sempre o critério de despertar bons sentimentos em quem assiste, despertando a empatia e o espírito das artes cênicas. Os alunos se dedicam com empenho nos mínimos detalhes do texto, figurino, marcação e interpretação. Nesta edição da mostra, participaram cerca de 50 crianças e jovens, alunos do Dançarte.
O coordenador do Projeto, Carlos Augusto da Cidade, acredita que as mostras de teatro têm papel fundamental na formação dos futuros artistas. “Nosso objetivo não é apenas se concentrar nas salas de aulas e sim levar a arte do teatro para as ruas e para os palcos populares. Sabemos que muitas pessoas não tem acesso a manifestações artísticas, e essa é a nossa forma de tentar mudar essa realidade aqui no Centro, já que todas as nossas apresentações são gratuitas e os espetáculos valem a pena serem assistidos”, considera Carlos Augusto.
Em 2018 serão realizadas outras mostras de Teatro com os alunos do Projeto. As inscrições para novos alunos já estão abertas. Pessoas de qualquer idade podem se inscrever nas aulas, que são divididas por turmas, e com isso também se preparar para as mostras do Dançarte. As inscrições podem ser feitas através do telefone 2222-0848 / 3806-6368.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS