FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 256 - Janeiro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Fala Doutor  
Ortopedista indica cuidados com a saúde óssea

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. O médico ortopedista Dr. Francisco Monteiro, ressalta a importância de uma avaliação médica antes de se realizar qualquer exercício físico. “Primeiro é preciso fazer uma avaliação clínica para indicar qual o tipo de atividade a pessoa poderá fazer. Existem vários fatores no organismo que precisam ser avaliados. Para uma boa qualidade óssea, é preciso cuidados com a alimentação, tomar sol em horários recomendados. O ideal é a pessoa ter uma variedade nutricional. Hoje existe um modismo das pessoas tomarem cálcio. A vitamina D é ativada no organismo através da absorção dos raios solares”, avalia o médico.
Além de ortopedista, Dr. Francisco é professor de educação física e nutricionista, atividades que complementam os cuidados com a saúde dos seus pacientes. “O correto é evitar alimentos que são danosos para a perda de cálcio, como o excesso de açúcar. O refrigerante é um verdadeiro veneno para a saúde, assim como as bebidas alcoólicas. A própria água que a gente bebe tem o cloro, excesso de flúor e que podem prejudicar o cálcio no organismo. Sem esses cuidados, a pessoa pode desenvolver brevidade de osteoporose, que é o desgaste ósseo prematuro. Isso vai dar uma fragilidade que pode levar a fraturas. Qualquer tombo a pessoa corre o risco de fraturar”, observa o Doutor.
Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, também são tratadas pelo ortopedista.
Um acidente de trânsito ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas. As fraturas podem ser "fechadas", ou seja, houve uma fratura, mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior. O trauma é popularmente conhecido como “osso quebrado”.
A consulta com o Ortopedista começa com uma entrevista pessoal e um exame físico. Logo após, podem ser feitos testes diagnósticos como exame de sangue, raios-X ou outros exames complementares.
O tratamento pode envolver aconselhamento médico, medicação, gesso, talas, e terapias como exercícios ou cirurgias. Para a maioria das lesões e doenças ortopédicas existe mais do que uma forma de tratamento. O ortopedista irá discutir as opções de tratamento e irá ajudar a escolher o melhor tratamento para propiciar uma vida ativa e funcional. O ortopedista é um médico com extenso treinamento em diagnósticos e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos do sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos. O DR. Francisco Monteiro atende na Climap, na Rua Ubaldino do Amaral, 40 - Centro. Tel. 3438-5445 ou 3438-8207.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS