FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 256 - Janeiro de 2018.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Beleza & Estética  
Simone Montenegro - menezes.simone10@gmail.com

 
Manchas causadas pelo sol

Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano e com isso requer mais cuidados quando o assunto é saúde e exposição ao sol. Afinal, quem nunca se esqueceu de passar o protetor solar nos dias ensolarados, que comente alguma coisa. No entanto, o que parece inofensivo pode trazer consequências sérias a nossa pele.
As manchas escuras na pele são as mais comuns e quase nunca observamos, sendo causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Isso acontece porque os raios solares estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, mas alterações hormonais, e consequentemente com uso de medicamentos e outros fatores atuam sobre os melanócitos que dão origem às manchas no rosto ou no corpo.
Existem alguns tipos de manchas que com certos cuidados podemos amenizar ou até mesmo remove- las
O melasma é uma mancha escura, próximo às maçãs no rosto e na testa, sendo muito comum o seu surgimento na gravidez ou na menopausa porque está intimamente ligada às alterações hormonais.
• O que fazer: Passar diariamente protetor solar com fator de proteção máximo e evitar a exposição ao sol prolongada, assim como evitar outras fontes de calor, evitando entrar em carros quentes estacionados ao sol ou usar o forno, por exemplo, pois mesmo que não acredite estes locais alteram a pele.
As manchas causadas pelo sol ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena que ficam muito expostas ao sol sem usar protetor solar.
• O que fazer: As mais claras e superficiais podem ser eliminadas com a esfoliação, de 2 em 2 semanas. Mas não tente fazer sozinho a não ser que já tenha tido uma boa orientação. Quando existe um número maior de manchas é recomendado ir ao dermatologista para que ele indique os produtos mais adequados. Isso é importante porque quando a pessoa tem muitas manchinhas desse tipo, tem maior risco de câncer de pele e este médico poderá avaliar se as manchas que possui tem esse risco ou não.
• Agora se apareceu uma mancha vermelha é uma dermatite que pode ser consequência do surgimento de uma alergia e pode causar manchas marrons na pele que coçam e que podem aparecer após ingerir alimentos alergênicos, como o camarão, morango ou amendoim, por exemplo, após aplicar produtos na pele, como cremes, perfumes ou cosméticos, ou usar objetos em contato com a pele, como pulseiras ou colares de metais.
• O que fazer: Procure um profissional, (dermatologista) para identificar a causa da alergia, de maneira que se possa evitar o contato com o que causou a alergia.
O pano branco, também conhecido como micose de praia, surge devido a uma infecção causada por fungo, que provoca o surgimento de várias manchas pequenas esbranquiçadas na pele. Com o passar do tempo à micose vai se espalhando pela pele, mas geralmente a pessoa não se contaminou na praia, mas depois de ficar mais bronzeada, conseguiu observar a presença de áreas esbranquiçadas. O causador da micose é um fungo que vive na pele humana, em quantidade controlada, mas quando o sistema imune da pessoa fica comprometido, é comum que haja uma maior proliferação deste fungo na pele, dando origem à micose.
• O que fazer: Nesse caso, é indicado aplicar um creme antifúngico na pele, para isto procure o dermatologista.
Uma coisa muito comum de acontecer fitofotodermatite é o nome científico das lesões na pele causadas pelo limão. Basta que o limão entre em contato com a pele e a pessoa fique exposta ao sol logo a seguir, que a pele reage e pode surgir uma queimadura ou podem ficar pequenas manchas escuras na pele, especialmente nas mãos.
• O quer fazer: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme sem perfume apenas para hidratar já que o limão tem o poder de ressecar a pele e sair do sol imediatamente.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS