FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 255 - Dezembro de 2017.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Cineasta do Bairro de Fátima ganha prêmio de Cinema

O Cineasta Fernando Salinas foi o grande vencedor do prêmio oferecido pelo Festival de Cinema Semana, no Rio. O curta metragem “Poesia na Guerra” foi premiado pelo júri oficial, recebendo o prêmio “Força Libertária da Palavra e Poesia.
Em sua 9° edição, o Festival abre espaço ao cinema brasileiro contemporâneo. “Acho muito importante este festival, pois ele abre espaço de trabalho e abraça essa arte considerada marginal e que sofre muito preconceito”, considera o cineasta.
As cenas do premiado filme acontecem durante uma manifestação ocorrida no Complexo do Alemão, pela morte do menino Pablo Henrique, que foi baleado pela polícia quando ia jogar vídeo game na casa de um amigo. “A manifestação estava um tumulto, um caos. Eu estava com a câmera na mão e filmei”, simplifica Fernando. O curta mostra o poeta Sikeyra, morador da Zona Norte, declamando poesia em meio à troca de tiros na manifestação.
Fernando é morador do Bairro de Fátima e fundador da “Grito Filmes”, iniciativa de produção ativista de material áudio visual para artistas periféricos e cultura marginal. Atualmente Fernando Salinas tem aproximadamente 530 vídeos produzido em dois canais nas redes sociais, com mais de 200 mil seguidores. Salinas é também criador da “Slam Grito Filmes”, um evento de batalha de poesia em locais centrais de de conflito no Rio de Janeiro.
Os vídeos de Fernando já ultrapassam 250 milhões de visualizações. Jornalista por formação, o cineasta já foi vencedor do edital “Territórios Culturais”, Favela criativa com o curta metragem “O grito da literatura e poesia marginal”.
O Festival Semana de Cinema aconteceu durante sete dias com exibições e debates sobre o cinema contemporâneo, principalmente o brasileiro. Em 2018, a organização do Festival anunciou que fará reformulações em sua estrutura para ampliar seu campo de atuação na cidade do Rio de Janeiro. A organização adianta mudanças mesmo sem perspectivas de patrocínio para a próxima edição. 56 obras áudio visuais participaram da edição deste ano.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS