FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 255 - Dezembro de 2017.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Fala Doutor  
Urologista alerta sobre exames preventivos

O mês de novembro foi dedicado à campanha ‘Novembro Azul’, que objetiva conscientizar a respeito de doenças masculinas, com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Com a passagem da campanha, a coluna ‘Fala Doutor’ conversou com o especialista Dr. Miguel Teruel sobre a importância dos exames preventivos e sobre aspectos da saúde masculina.
Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Dr. Miguel garante que a Campanha é importante, mas o cuidado deve ser durante todo o ano. “Diagnosticando cedo, na maioria das vezes o tratamento é eficaz, podendo livrar o paciente do câncer. O crescimento da próstata é a doença mais frequente que também é diagnosticada através dos exames. A próstata aumenta de tamanho depois dos 40 anos e dessa forma o canal da uretra fica ocluído. Isso faz com que o homem comece a urinar muitas vezes seguidas. Isso causa uma série de transtornos, pois o paciente tem que levantar à noite para urinar, prejudica o sono, acorda mal e traz muitos desconfortos. O crescimento da próstata pode levar o paciente ao ponto de não conseguir urinar e precisar se atendido em uma emergência”, alerta o urologista.
O câncer na próstata adquire maior relevância porque tem uma grande prevalência: um em cada seis homens manifestarão a doença segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Diagnosticado precocemente, as chances de cura giram em torno de 90%. “O ideal é que se façam os exames preventivos pelo menos uma vez por ano. O exame de toque é um dos meios mais eficientes de se detectar a doença”, afirma Miguel, que possui título de especialista pelo Conselho Federal de Medicina e atende na Clínica Climap, na Rua Ubaldino do Amaral, 40.
No Brasil, a campanha Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
Serviço
Rua Ubaldino do Amaral, 40 - Lj e Slj - Centro - RJ
Tels. 3438-5445 / 3438-8207
e 96463-9776 -Zapp

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS