FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 254 - Novembro de 2017.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO
  Falando da Cidade  

Prédio histórico em ruínas
O histórico prédio na Praça da República, onde funcionou a Escola de Eletrotécnica da UFRJ virou símbolo do descaso e do abandono. Em condições precárias, o imóvel chama a atenção de quem passa, por conta do péssimo estado de conservação em que se encontra. O prédio impressiona pela imponência, e atualmente não existe nenhuma iniciativa para recuperar o imóvel. O imóvel foi cedido pela UFRJ ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, o Iphan. Em 2014, o Instituto anunciou um projeto de revitalização do casarão, que abrigaria o Centro Nacional de Arqueologia do Iphan. O projeto chegou a ser enviado na época para análise da direção do PAC das Cidades Históricas, mas até agora nada está sendo feito e o tempo tem sido muito cruel com o imóvel, a ponto de sugerir até um possível desabamento.

Campo de futebol abandonado
O Campinho de Futebol na esquina da Rua do Riachuelo com a Rua Henrique Valadares é o único campo do Bairro e está completamente esquecido. Os moradores da região acabam ficando sem nenhum local de lazer para jogar futebol, já que o campo não oferece segurança e o espaço encontra-se deteriorado pela falta de manutenção. O local precisa ser reformado para que a população possa utilizar e assim suprir esta carência do Bairro.

Danos ao Patrimônio Cultural
É lamentável observar o espaço que a cultura está perdendo na cidade. O fechamento da Estudantina e do Bar Semente, na Lapa demonstra a atual fase que estamos torcendo para ser logo revertida. Estes estabelecimentos são importantíssimos para o cenário cultural do Rio de Janeiro. Em 2018 a Estudantina completaria 90 anos de existência. O Bar Semente era um ponto de encontro para músicos e nos 20 anos de vida já recebeu nomes consagrados da música popular brasileira.

Caminhão de Lixo durante o rush
O trânsito na região da Rua do Riachuelo já é bastante intenso e complicado, principalmente no fim da tarde. Para piorar a situação do tráfego, a coleta de lixo é realizada exatamente no horário de maior movimento. A dinâmica da coleta exige que o caminhão fique parado por alguns minutos até que o lixo seja recolhido pelos garis. Por essa razão os caminhões começam a segurar o trânsito, tornando ainda mais lento o fluxo. Na Zona Sul da Cidade existe a Coleta noturna, em horários que não atrapalham o fluxo do trânsito.

Matrículas abertas na Rede Estadual
Os alunos que pretendem ingressar em escolas estaduais já podem acessar a internet para garantir a inscrição. O prazo termina no dia 04 de dezembro. As renovações de matrículas também estão abertas, e devem ser feitas até o dia 22 de Novembro na própria Instituição. Os estudantes podem se inscrever pela página do Facebook da Seeduc, ou pelo site Matrícula Fácil. A lista dos estudantes alocados será divulgado no dia 22 de dezembro.

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS