FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 253 - Outubro de 2017.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Centro do Rio abriga o primeiro bar “Geek” da cidade

Não é difícil perceber a crescente presença da cultura “geek” no dia a dia da cidade atualmente. “Geek” na verdade, é uma gíria inglesa que define pessoas que exercem atividades intelectuais e que são fãs de tecnologia, eletrônica, jogos, filmes, séries de TV, histórias em quadrinho e mais uma enorme gama que se referem ao tema.
No Brasil, a cidade de São Paulo é a maior referência de público, eventos e espaços geek. Também denominado de cultura “Nerd”, o público geek do Rio de Janeiro encontra no Centro da cidade, o primeiro e único espaço exclusivamente dedicado a essa cultura.
O engenheiro Rodrigo Jorge e sua esposa Sheila Macedo, são os sócios do estabelecimento que inseriu o Rio de Janeiro neste cenário. Conhecedores e amantes da cultura geek, os sócios cuidam pessoalmente de cada detalhe do funcionamento da casa. Com a riqueza de referências a essa cultura, o “Barzinga” já começa a ser embarcado no contexto cultural e gastronômico da cidade. “O Rio de Janeiro merecia um espaço totalmente dedicado à cultura geek. Não podia ficar tudo concentrado somente em São Paulo. Existem aqui alguns bares temáticos com personagens de tema geek, mas um porto seguro como esse ainda não existia aqui no Rio”, considera Rodrigo, referindo-se às casas do gênero que conheceu em São Paulo, Miami e Orlando, nos Estados Unidos.
Com um espaço de dois andares, o Barzinga consegue reunir o que há de melhor na temática geek. A decoração é um dos pontos fortes do estabelecimento, inspirada no que há de melhor na temática, como brinquedos, quadros, pôsteres, estatuetas e bonecos de tamanho real. São aproximadamente 300 itens de coração. O espaço oferece um ambiente amplo e agradável para os mais nostálgicos e para os mais jovens que se interessam pela temática. Todas as terças-feiras, o Barzinga promove também um sorteio interativo de uma figura de ação entre os frequentadores.
De acordo com Solange Santolin, frequentadora do espaço, almoçar no Barzinga é sempre uma agradável aventura. “O ambiente é ótimo e cada vez que você olha para a decoração descobre um detalhe novo. O atendimento é nota dez, e a comida é muito boa. Gostei especialmente do Schawarma de filé mignon. E vale a pena provar o Tatooine Milk, é uma delícia, e além de tudo, é azul!”, detalha Solange.
Para atender a esse público tão cheio de personalidade, a casa não cobra entrada e nem consumação. O público pode desfrutar de um cardápio recheado de referencias a filmes e séries, com pratos e drinks temáticos, petiscos e drinks clássicos. “Aqui é uma espécie de porto seguro da cultura geek. Temos jogos, wi-fi, ambiente climatizado, saborosos pratos, bebidas, livros, quadrinhos, fantasias e máscaras para tirar fotos e tudo muito fiel à temática geek”, explica Rodrigo.
A frequentadora Isabela Manhães destaca que o Barzinga é um espaço que estava fazendo falta no Rio de Janeiro. “Tudo muito lindo, cheio de action figures, pôsteres, livros, jogos disponíveis pra gente jogar, cosplay pra juntar os amigos e tirar várias fotos, trilha sonora que mistura temas nerds. Muito divertido! Várias opções vegetarianas e veganas no menu, drinks temáticos lindos e ótimo atendimento. Adorei conhecer o Barzinga, com certeza voltarei sempre que tiver oportunidade”, considera Isabela.
A presença do Barzinga no Rio de Janeiro é um grande passo parra trazer o Universo geek para perto do público, o local acaba atuando como um espaço cultural. “As pessoas vêm aqui, se reúnem, trazem seus jogos, confraternizam, os fãs clubes se reunirem e realizam eventos para difundir a cultura. É literalmente um lugar para se desligar do mundo, deixar o estresse e passar agradáveis momentos”, finaliza Rodrigo, que ainda revela que está sendo providenciado um cineclube para a exibição de filmes.
O Barzinga fica na Rua Didimo, 80 – loja H, próximo à Praça da Cruz Vermelha. O Telefone é (21) 96737-5624.
Programação de eventos do mês de outubro no Barzinga:
* 05/out - Quiz de Game of Thrones com Renan Freitas (dublador do Jon Snow).
* 11/out - Quiz de X-Men (valendo figuras de ação )
* 12/out - dia das criancas com cosplayers
* 18/out - 1o Torneio de Magic The Gatheringno Barzinga.
* 19/out - 1a festa KPop
* 20/out - 2o Family Geek no Barzinga
* 21/out - Zombie Halloween com os personagens mais assustadores dos jogos de video game.
* 25/out - Quiz Breaking Bad valendo figuras de ação.
* 27/out - Halloween Barzinga.
* 28/out - Halloween Harry Potter

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..