FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 251 - Agosto de 2017.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Reunião Mensal do Conselho de Segurança Centro histórico e Lapa

A população do centro do Rio anda cada vez mais preocupada com a segurança da cidade. A necessidade dessa proteção para a sociedade, formas de precaução e soluções para os problemas diários foram os principais assuntos discutidos no fórum de segurança publica do centro histórico e Lapa, realizada no dia 27 de Julho na Gafieira Estudantina, com a apresentação do novo Comandante do 5BPM que estará presente nos próximos encontros. A reunião contou com a participação de representantes de diversos órgãos públicos e liderança do Centro do Rio.
Antes do debate a reunião contou com uma belíssima palestra do Cel Mário Sérgio Brito, referente ao Panorama atual da Segurança no Rio de Janeiro, no qual, foi feita uma grande reflexão sobre a questão das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) e também sobre armar a guarda municipal. Ex-Comandante Geral da PMERJ também apresentou seu novo livro que será lançado no próximo mês, que conta como foi feita a segurança nas Olimpíadas, o nome do livro é “Mais Forte - Olimpiadas seguras em meio ao caos”.
Um ponto foi levantado por moradores durante o encontro foi à questão do barulho que vem afetando muito a vida dos moradores da Lapa e Santa Teresa, as casas de show não possuem acústica adequada, e a madrugada toda a vizinhança sofre com o barulho infernal. Autoridades debateram sobre o tema, e informaram que já estão treinando os guardas municipais para combater esse incomodo, dentro de 2 meses já estaram aptos para fiscalizar as casas noturnas frequentemente cobrando e se for o caso multando, se o problema persistir, a multa será o dobro da anterior. Outro ponto levantando foi o trânsito que acontece toda semana nas sextas e sábados a partir das 22 horas até às 4 horas da manha, a Rua do Riachuelo tem um engarrafamento que não permite a circulação dos moradores.
Durante a reunião, foram destacadas as ações da policia militar e guarda municipal fazendo varreduras diárias aos redores da Praça Cruz Vermelha pra prevenir a segurança da Região. O shopping chão tem sido um grande problema para os moradores, a polícia e guarda vem tentando melhorar esse problema, mas é preciso uma ação contínua.
Outro assunto citado foi ação realizada pela Superintendência do Centro parceria com a Guarda Municipal e Comlurb para retirar moradores de ruas da Praça Cruz Vermelha, e oferecer ajuda. A questão da limpeza do bairro é preocupante, com um passo de cada vez pode ser ajustada.
Com encontros mensais, o Conselho de Segurança do Centro Histórico e da Lapa tem como objetivo discutir medidas para a solução dos principais problemas do Centro Histórico e Lapa desenvolvimento do bairro e para a solução dos problemas existentes nessa região. A participação é aberta para qualquer morador ou comerciante que deseje se envolver e apresentar suas reclamações.
Para demais esclarecimentos e sugestões enviar para conselhosegurancacentro@gmail.com.
A próxima reunião será no dia 29 de agosto, no Hospital da 3ª Ordem do Carmo - Auditório Campo Arcos da Lapa - Rua do Riachuelo, 27 - Cen

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS