FOLHA DO CENTRO - 23 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 251 - Agosto de 2017.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Vaca Atolada: Reduto da Boemia Carioca

O Vaca Atolada é uma autêntica casa de samba. Pequeno mas jeitoso. A mesa onde sentam os músicos fica no meio do salão e em volta disso acontece à festa. Todo mundo samba, canta, pede música, azara, e faz amigos. A diversidade de frequentadores é uma revelação do poder que o samba tem, e só ele tem, de unir a patricinha com o morador da comunidade. Todos viram amigos e só querem ser felizes, se divertindo a noite toda. Nos intervalos rola uma música anos 80, Agepê, Wilson Simonal, Tim Maia e a animação continua enquanto os músicos se revezam. A cerveja bem gelada, petiscos simples, mas bem feitos e atendimento descomplicado. A casa é aberta, entra quem quer , pode chegar não paga nada pra olhar e se divertir.
Fundado em 23 de setembro de 2009, o botequim Vaca Atolada é considerado hoje como um local que consagra a resistência cultural na tradição dos botequins, gastronomia característica, tradicionais rodas de samba e local referencial da boemia carioca. O sonho de Cláudio Cruz era abrir um botequim para beber cerveja bem gelada a preço de custo e ao som do melhor samba de raiz. Vem realizando tudo desde que abriu o botequim Vaca Atolada, na Lapa.
“Eu tinha um sonho de abrir um bar pra oferecer bebida a preço de custo, nunca foi como profissão, pra ganhar dinheiro, sempre foi pra eu curtir, fazer amigos, ouvir uma boa música”. Destaca Cláudio Cruz.
A propósito, diversão é o que não falta aos sábados, quando são realizadas, gratuitamente, elogiados apresentações musicais, com roda de samba, que se alternam a cada semana. O Vaca Atolada fica lotado nesses dias e a informalidade garante a animação dos clientes que se sentem à vontade com o clima de confraternização em um cenário tipicamente carioca, que relembra os bons tempos da boemia. A boa pedida é uma cerveja.
[...] O ambiente do Vaca é muito família, é como se fosse o quintal da casa da gente. Então tem várias pessoas que vem aqui e os fregueses falam ‘não vem fazer bagunça aqui não, porque aqui é o quintal da minha casa’ porque eles não gostam quando um estranho vem pra cá fazer bagunça, os próprios fregueses zelam pelo bar [...] Conta o Proprietário.
O Vaca Atolada funciona de terça a sábado no cair da noite. A partir de terça, a jukebox começa a funcionar às 18h. Mais tarde, iniciam as rodas de samba: terça é dia do Samba na Fonte, só de sambas inéditos; quarta é a vez do Relicário do Samba, e quinta, Alma de Sambista, que também toca no primeiro e terceiro sábado de cada mês. Na sexta e no sábado se revezam várias rodas. No segundo sábado de cada mês, toca o Barbantinho cheiroso que é um grupo mais eclético, além do samba, também tocam músicas nordestinas.
Bar e Restaurante Vaca Atolada,
Av. Gomes Freire, 533 - Centro/Lapa
Telefone: (21) 2508-6541

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS