FOLHA DO CENTRO - 21 ANOS DE EXISTÊNCIA Edição N° 247 - Abril de 2017.
COLUNAS
NOTICIAS
FOTOS
SERVIÇOS
PREVISÃO DO TEMPO

Seleção com as melhores Cafeterias do Centro do Rio

No dia 14 de abril é comemorado o dia internacional do café, uma das bebidas mais antigas que se tem registro. Trazido em 1727, pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a mando do então Governador do Maranhão e Grão Pará, a bebida já possuía um grande valor comercial na época.
Inicialmente o café no Brasil era produzido para o mercado interno e plantado em várias regiões do país devido às condições climáticas. Durante quase um século a produção e comercialização do café foi a principal fonte dinheiro para o país, que tinha como uma das principais regiões produtora, o Vale do Paraíba do Sul. A grande produção e exportação, permitiram que o Brasil, se desenvolvesse durante o século 19 em grande velocidade.
Ainda hoje o café é uma das principais commodities brasileiras e o maior produtor mundial desse grão, sendo o segundo maior consumidor atrás dos Estados Unidos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo per capta, ou seja, por pessoa do café, no Brasil aumentou de 4,89 kg/ano, para 4,90, do café torrado ou moído, isso equivale a 81 litros/habitante.ano. Esses números são relativos ao ano de 2015. Pensando nisso o Folha do Centro, resolveu fazer uma seleção com cinco cafés no Centro que valem a pena conhecer e onde você vai encontrar alguns dos melhores cafés da cidade.
Café Épico
Além da cafeteria, o Épico ainda se apresenta como um centro cultural, com apresentações musicais e exposições na Lapa.
Para Nivia Dantas, uma das sócias do Café Épico, ao lado de Alexandre M’Alves, um dos principais objetivos da cafeteria é contribuir para o conhecimento do que é um bom café até porque “a gente não pode escolher algo que a gente não conhece”. Há quase dois anos, localizado na Av. Mem de Sá, o Café Épico é muito mais do que um lugar para se tomar uma boa xícara de café.
Com um blend do sul de Minas, chamado Épico Esplendor, além disso, o café também oferece uma seleção de grãos de outras regiões produtoras do Brasil, em cada época do ano. Outro diferencial do Café Épico é o enorme torrador ecológico de 2,5 metros de altura, que permite a preparação e venda do café sempre fresco. Para aqueles que tiverem interesse podem acompanhar o processo de torrefação do café, todas as quartas às 15h, no Épico. Com bebidas clássicas como o mocca, capuccino e expresso, o café ainda possui dois tipos de bebidas da casa, sendo uma delas alcoólicas com café, cachaça, e melado de cana e canela; e outra os dias de calor eterno na cidade, feito com groselha com café, leite de coco e leite vaporizado.
Serviço:
Café Épico
Local: Avenida Mem de Sá, 144 - Lapa, Rio de Janeiro
Horário de Funcionamento: Segunda - 09 às 18h
Armazém do Café
Casa especializada em café brasileiro e de qualidade
Localizada na Rua do Ouvidor, 77, O Armazém do Café, se encontra no meio do caos do Centro do Rio. Com 20 anos de história e sete lojas no Rio, sendo uma delas no Centro, o Armazém é o lugar perfeito para se ter contato com diferentes cafés de qualidade e sabor. Com uma seleção de grãos de dar água na boca, o lugar possui cafés tipo: blend, encorpado, orgânico e suave, ou seja, para todos os gostos. Segundo Marcos Modiano, dono do Armazém, “qualidade não se multiplica” e esse é para o Armazém do Café ser um dos melhores lugares na cidade. O preços são a partir de 6 reais a xícara pequena.
Serviço:
Armazém do Café
Local: Rua do Ouvidor, 77 - Centro
Horário de Funcionamento: De Segunda à Sexta de 8h30 às 18h30
Telefone: (21) 2292-6987
Curto Café
Cafeteria apresenta uma nova experiência junto com um café simples e características marcantes
Com uma proposta de você pagar o quanto puder e achar justo, o Curto Café, surge com uma mentalidade diferente e desafiadora, além de um café delicioso. Localizado na sobreloja do Terminal Menezes Cortes, o café acompanha a mesma ideia do “pague o quanto puder”, com um ambiente despojado. Se por um lado faltam cadeiras ou bancos, o ambiente e o atendimento dos funcionários no estilo “faz tudo”, compensação todo o resto. Com dois tipos de cafés no cardápio, o clássico expresso e capuccino, nos tamanhos grande ou pequeno.
Com um público que vai desde um turista, até um advogado ou um estudante, o expresso do Curto Café é a de torra média com uma característica amendoada, uma experiência prazerosa. Em um clima de família e confiança, o Curto Café é uma experiência única e fascinante que te faz ter esperança nas pessoas.
Serviço:
Curto Café
Local: Sobreloja do Edifício Menezes Cortes - Quiosque 47, Av. Erasmo Braga 278, Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta- 10 às 17h
Fazenda Paradiso Café
Com o lema do café à xícara, a cafeteria Fazenda Paradiso, surge com uma proposta diferente já que ela produz o próprio café que vende e permite que eles tenham o controle total do produto, o que ajuda a manter a qualidade. São oferecidos 5 tipos de café arábica, sendo eles o Bourbon, Icatu Amarelo e Vermelho, Catucaí e Topázio.
Localizada na Rua dos Inválidos,126, em um casarão de dois andares recém reformado, a cafeteria permite parar no tempo enquanto experimenta seu café e estuda ou só tire cinco minutos de descanso. Além da cafeteria, eles também oferecem cursos de classificação, degustação e noções de campo, para aqueles que não se contentam com beber um café de qualidade. Para Marina Pereira, sócia da cafeteria, juntamente com seu marido Rogério Nolasco, cada vez mais os consumidores tem se interessado por conhecer um café especial e dispostos a pagar por isso e espera que o trabalho que faz na Fazenda Paradiso café, esteja contribuindo nessa mudança.
“Pra gente é muito satisfatório ver isso assim, o fato das pessoas reconhecerem, procurarem pelo nome já é o fato de que alguma coisa tá tendo impacto. Quanto mais as pessoas conhecem o café, eles veem a quantidade de detalhes que é”.
Serviço:
Fazenda Paradiso Café
Local: Rua dos Inválidos, 126 - Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta- 08 às 19h
Email: contato@fazendaparadisocafe.com.br
Grão Café
De acordo com Maurício Lobo, sócio do Grão Café é valorizar o café nacional, o tipo de café vendido é o do sul de Minas, umas das melhores regiões produtoras do país.
Localizado a poucos metros da Praça Mauá, o Grão Café apresenta um ambiente descontraído, com um cardápio variado com cafés quentes, frios e especiais. Além dos cafés, a cafeteria também oferece almoços, lanches e happy hour pra quem quiser descontrair depois do trabalho. O expresso simples custa 5,20, o mocaccino gelado é 15,40. Para aqueles que gostam de uma bebida mais sofisticada, o Grão oferece o Irish Coffee, que mistura café e whisky e sai por 19,10.
Além da qualidade do café vendido, quem conhece um pouco mais a fundo sobre o café, já deve ter ouvido falar de algum tipos de grãos raros, um desses tipos é o Jacú. Além disso, a cafeteria também oferece vários métodos de preparação de café, italiana, prensa francesa, aeroexpresso e outras.
Para Maurício, ainda hoje, nem todo mundo valoriza o café de qualidade. No entanto, a gourmetização que tem surgido nos últimos anos em vários produtos, pode ajudar a abrir as portas para uma maior aceitação do café de qualidade e para a profissionalização de algumas profissões como o barista “a gente tá apostando nisso que tá começando aos poucos as pessoas têm valorizado o café, que é uma cultura difícil”.
Serviço:
Grão Café
Local: São Bento, 32 - Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta - 8h às 19h30 / Sábado e Domingo - 10h às 19h
Telefone: (21) 2263-7639

 

 
CAPA
EDIÇÕES ANTERIORES
www.jornalfolhadocentro.com.br
Admin
© 2007- FOLHA DO CENTRO - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por DMS
 
 
..